Autor Tópico: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987  (Lida 56617 vezes)

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Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #105 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:40 »
Gilli,

Obrigado pela informação.

E quanto a Caixa Norton quais as diferênças?  ???

Abs.

Edson



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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #106 Online: 21 de Agosto de 2009, 14:35 »
Edson,

Eu não tenho muito material sobre isso, e penso que o Ivam ou o Enich que tem muito mais prática que eu poderão te ajudar melhor...

Sei que a Caixa Norton é uma forma de trocar avanços de forma bem mais ágil que a troca pela grade, mas não saberia descrever por exemplo as diferenças em termos de engrenamentos.

O que sei é que para fazer passos em polegadas e milimetros alguns tornos precisam ainda de alguma alteração na grade mesmo tendo caixa Norton.

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #107 Online: 14 de Setembro de 2009, 14:52 »
Não é costume nesse Site, infelizmente, postar os resultados dos experimentos, consertos e outras tentativas de solução de problemas que temos e que consultamos possíveis solução com os membros desse forum.

Poucas são as pessoas que apos consultas e discussões nos forum de repente encerram o assunto, deixando os outros membros sem saber qual a solução adotada e se o problema foi resolvido. (ex.; Nosso amigo LuthierX que tinha um problema sério com seu Ciclone e até agora não sabemos como solucionou seu problema).
http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=764.705

Muito mais importante que postar o problema, é postar a solução deste.

Portanto, estou postando aqui a solução do meu problema da falta do Verificador de Rosca em meu torno.

Após obter um Verificador de Rosca original com o jorge L., tentei por várias vezes fazer a engrenagem pelo método de fundição por cera perdida. mas em virtude da precisão da engrenagem, não fui bem sucedido em virtude da contração do alumínio após a fundição.

Consegui fazer a engrenagem no próprio torno, como postado anteriormente nesse tópico (página 2).

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=4013.15

Após confecção da engrenagem, passei a fazer o corpo do verificador:

Primeiramente fiz um modelo em madeira (MDF) porque não consegui desmontar o verificador do Jorge L. e não queria forçar para não danificar a peça (que não era minha). (Ver foto).

Depois, fundi o corpo em alumínio (Na primeira tentativa a peça já saiu muito boa)
Depois usinei, lixei furei, fiz o eixo utilizando um parafuso cabeça francesa. Risquei o mostrador no torno, utilizando um Bits e montei. (Ver fotos).

Grato aos amigos que colaboraram com material e informações importantes para eu terminar minha peça.

Abs.

Edson


Offline F.Gilii

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #108 Online: 14 de Setembro de 2009, 14:58 »
E ficou "chique no úrtimo" !

Parabéns e obrigado por ter dividido com a gente seu sucesso na conclusão do tento...

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #109 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:22 »
Que legal, parabéns!!
Na hora de usar, pode ser necessário ajustar a posição do mostrador giratório, para que quando os riscos coincidirem a porca realmente feche.
No meu, estava de uma forma que quando as linhas coincidiam a porca não fechava - foi só girar um pouquinho o mostrador ou a engrenagem em relação ao eixo.

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #110 Online: 14 de Setembro de 2009, 15:29 »
E ficou "chique no úrtimo" !

Parabéns e obrigado por ter dividido com a gente seu sucesso na conclusão do tento...

Gilli,

Na verdade, quando pensamos em fazer alguma peça, ficamos um pouco receoso quanto ao resultado. Aí, postamos nossas dúvidas aqui no forum e rapidamente os companheiros nos dão varias informações e incentivo. Só então nos enchemos de coragem e prosseguimos no intento e no final nos enchemos de orgulho por conseguir fazer algo que pensávamos jamais ter capacidade de fazer.


Que legal, parabéns!!
Na hora de usar, pode ser necessário ajustar a posição do mostrador giratório, para que quando os riscos coincidirem a porca realmente feche.
No meu, estava de uma forma que quando as linhas coincidiam a porca não fechava - foi só girar um pouquinho o mostrador ou a engrenagem em relação ao eixo.

Realmente, quando fixei no torno percebi isso. Pensei que tinha errado em todo o projeto, ai pondo a cuca pra funcionar, percebi que girando a engrenagem consegui cravar o risco com o fechamento da porca.

Grato pelos elogios e principalmente pelas ajudas.

Edson


Offline RAranda

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #111 Online: 14 de Setembro de 2009, 16:08 »
Edson.....

Meus parabéns.

E quando esteve por aqui fez pose de desentendido. ehehehehe

Vejo que é um expert na área.

O resultdo ficou muito bom, quase uma original.

Rubens

Offline C N C N o w !

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #112 Online: 14 de Setembro de 2009, 19:06 »
Parabéns Edson ! Ficou muito legal !

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #113 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:44 »
Edson.....

Meus parabéns.

E quando esteve por aqui fez pose de desentendido. ehehehehe

Vejo que é um expert na área.

O resultdo ficou muito bom, quase uma original.

Rubens

Mais importante de tudo é vc. voltar a participar...

Parabéns Edson ! Ficou muito legal !

Não ficou igual a sua, mas me esforcei o máximo.

O Carro transversal do meu torno tem uma folga no fuso de 2,00 mm. e não estou gostando disso. Quando faço algum faceamento, é perigoso quebrar a ferramenta quando ela chega no centro da peça. Como há essa folga, o carro adianta um pouco sozinho e passa para o lado em que a peça gira a favor do corte da ferramenta, podendo aí quebrar a ponta da ferramenta.

Desmontando o carro, notei que o fuso (na região central)  e a porca estão um pouco gastos (o torno foi fabricado em 1973). A solução simples é trocar o fuso e a porca. Mas ai eu só estarei aprendendo a soltar e apertar parafusos, coisa que já faço a bem mais tempo que quase a totalidade dos amigos desse forum.

Resolvi seguir o caminho mais longo, fazer uma porca auto ajustavel, sem nessecidade de troca de fuso, já que a porca se ajustará em toda a extenção do fuso, independente das regiões, gastas ou não.


Hoje iniciei a operação e irei postando os resultados, se alguem tiver uma idéia para ajudar, favor postar.

A porca será de Poliacetal e terá o mesmo princípio da porca que postei em outro tópico muito conhecida pelo Jorge L. e o Gilli tambem ja a viu é só lembrar.

http://www.guiacnc.com.br/index.php?topic=3372.msg69489#msg69489

Já fiz o macho igual ao fuso original Ø ext. 11 mm.  Ø rebeixo 8 mm. rosca trapezoide passo 2,5 mm. (er foto do torneamento do fuso).


As Três ranhuras para fazer o macho foram feitas no mesmo processo com a merilhadeira fixa no carro movel postado nesse mesmo tópico em paginas anteriores.

Amanhã postais mais fotos.


Abs.

Edson


Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #114 Online: 14 de Setembro de 2009, 21:49 »
Esqueci um fato importantissimo:

A rosca do fuso é "Mão Esquerda"

Edson


Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #115 Online: 14 de Setembro de 2009, 22:57 »
Resolvi seguir o caminho mais longo, fazer uma porca auto ajustavel, sem nessecidade de troca de fuso, já que a porca se ajustará em toda a extenção do fuso, independente das regiões, gastas ou não.
Edson,
não sei se você já está com a cabeça feita, mas ouso dar uma opinião.
O desgaste no fuso ocorre - como você mesmo notou - de forma desigual em seu comprimento. Qualquer solução que conviva com isso vai ser limitada - ou fica justa em um ponto e frouxa no outro ou fica justa no outro e nem passa no um. Mesmo a solução com a mola é uma concessão, e com rigidez inferior à de uma porca rígida de bronze.

Já a porca, por seu pequeno comprimento, está desgastada por igual em toda a sua extensão.

Assim, por que não fazer um fuso novo, com o mesmo passo mas com flancos mais largos, de forma que entre justo em toda a sua extensão na porca? A menos que os fios da porca já estejam quebrando de finos, ficaria justo em todo o comprimento e duraria até (2009 - 1973) + 2009 = o ano de 2045, pelas minhas contas. ;D

Sei que você já está craque com os machos (no bom sentido  ;D), mas fazer um fuso novo é o mesmo serviço que fazer o macho.

Outro comentário: o fuso tem 2,5mm de passo e vc está vendo uma folga de 2mm. A menos que os fios da rosca do fuso e da porca estejam extremamente finos, a ponto de quebrar, essa folga vem (ao menos em parte) de outro lugar, e refazer o fuso ou a porca não vai resolver.
Desculpe se já checou isso, mas dê uma conferida no seguinte:
- desmonte a porca e o fuso. Com as 2 peças na mão (fora do torno), monte a porca no fuso e avalie novamente a folga. Se a folga diminuiu, ela vem de outros locais. Se for este o caso, os mais prováveis são
a) jogo na fixação da porca no carro (folga no diâmetro da parte cilíndrica e/ou naquele parafuso que fixa por cima do carro)
b) jogo na bucha do colar micrométrico, resolvido afrouxando o parafuso acessado pelo furo do colar, empurrando o conjunto para zerar a folga e reapertando o parafuso.

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #116 Online: 15 de Setembro de 2009, 01:51 »
É Ivan,

Sabia que esse tipo de problema cabeludo ia atiçar você.

Respondendo, você está dando a melhor solução do problema. Contudo, estou num dilema crucial. Esta minha solução vem de encontro a resolver um outro problema num futuro bem próximo.

Esse tipo de porca surgiu em um encontro que tive com o Jorge L., que me mostrou uma porca auto ajustavel do fuso de uma máquina. Decidi usar esse tipo de porca na minha CNC (que por sinal está bem atrazada) em um fuso de rosca comum.

Fiz uma amostra da tal porca e mostrei para o Jorge, para o Alebe e o Gilli que ficaram admirados com a precisão e deslisamento do fuso (Sem nenhuma folga).
Só não sabemos o comportamento dela durante os trabalhos de força realizados por ela na CNC, e para saber teremos primeiro que utilizala propriamente dito.

Com essa folga no meu torninho, surgiu a oportunidade de testar essa idéia.
Se ela se comportar bem no torninho, certamente fará o mesmo na CNC.

Se tudo correr bem, Ela será uma grande solução para as CNC's, pois é de baixissimo custo e qualquer um poderá fazê-la.

Não esquecendo, é claro, que se não der certo (espero que dê), poderei repor a porca antiga e aí sim fazer um novo fuso e nova porca.

Quanto às causas das folgas citadas por você, nenhuma delas existem. O que há é realmente desgaste da porca e dos fios do fuso (na parte central).

A folga existe quando se aciona o manete para a direita e para a esquerda. Quando estou usinando eixo ou furo, a marcação milimetrica esta correta.

Mas fique acompanhando essa loucura e postando para me manter centrado no projeto.

Abs.

Edson


 

 

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #117 Online: 15 de Setembro de 2009, 22:44 »
Bem, Hoje iniciei a confecção da porca pretendida.

Como ela será feita em Poliacetal, acho que a fixação dela no furo do carro não ficará muito forte e poderá quebrar em curto espaço de tempo. Então resolvi fazer uma peça em alumínio e fixar a porca nessa capa de alumínio que penso terá maior firmeza.

Usinei a peça no próprio torno e tive que desmontar e montar o carro algumas vezes para conferir o resultado a medida que ia fazendo.

Estou postando as fotos.

Na foto de comparação, dá para notar que a nova peça é mais robusta que a original, Estopu tentando aproveitar todo o espaço livre do canal do fuso.

O encaixe ficou bem justinho e creio não terá problema.

As fotos do fuso são especialmente para o Ivan tentar verificar e avaliar o estado dele. Sei que êle recomendará fazer outro e com razão. Quando terminar essa "maluquice" prometo pra êle que farei um novo fuso.

Amanhã, é dia de Médicos e visita aos netinhos (tenho um casal gêmeos), portanto, infelizmente não vou poder cheirar um pouco de graxa e lambuzar as mãos.

Aguardem-me...

Abs.

Edson

 

Offline Ivan

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #118 Online: 15 de Setembro de 2009, 23:38 »
Bacana seu arrastador.

As fotos do fuso são especialmente para o Ivan tentar verificar e avaliar o estado dele.
Tem gente muito mais experiente e capacitada do que eu aqui, mas já que você pediu pra mim, vamos lá.
Após uma longa e cuidadosa avaliação das fotos anexadas, afirmo que o fuso aparenta estar...GASTO NO MEIO;D ;D ;D
E está bem gastinho mesmo.

Citar
Sei que êle recomendará fazer outro e com razão. Quando terminar essa "maluquice" prometo pra êle que farei um novo fuso.
Recomendo sim, mas com certeza o experimento da porca com mola servirá pra no mínimo aprender várias coisas.  :)
« Última modificação: 15 de Setembro de 2009, 23:41 por Ivan »

Offline mulapreta

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Re: Troca da correia em V do torno Joinville 217 RCN ano 1987
« Resposta #119 Online: 28 de Setembro de 2009, 23:16 »
Há umas semanas atrás postei sobre a porca do carro transversal de meu torninho. Ela estava com uma folga exagerada e o fuso está gasto.

Eu havia dito que faria uma porca em poliacetal auto ajustável. Aconselhado pelo Ivan a fazer um fuso novo que em verdade, é a melhor opção, uma vez que o fuso está gasto e por vezes perde a precisão, mas, como meu objetivo atual não seria a correção do problema e sim testar essa nova opção para porcas de fusos de movimentação, decidi deixar o fuso para depois e continuar na experiência da porca.

Terminada a peça e colocada em uso, fiquei muito surpreso com o resultado, pois eliminou completamente a folga além de manter o giro do fuso completamente macio.

Para aumentar a resistência coloquei a porca de poliacetal em uma "Jaqueta" de alumínio.

Trabalhei um pouco com o torno fazendo algumas operações para testar o comportamento da nova porca e tudo funcionou melhor que antes.

A resistência de muitos é mais no uso do poliacetal como peça de esforço, apesar de até agora estar respondendo satisfatoriamente, resolvi aprofundar mais na minha experiência.

Fiz uma Porca em metal para ver se o comportamento seria igual. E para minha surpresa esse método poderá ser usado também em porcas construídas em metal ou bronze. A única diferença é  que para porcas em metal a mola deverá ser um pouco mais forte que na de poliacetal.

Seria bom se todos os colegas que tiverem suas cnc's com fusos e porcas em bronze que pensassem seriamente nessa solução para eliminar possíveis folgas.

Próxima etapa: Fazer um novo fuso e uma porca auto ajustável em metal. Fico imaginando um fuso novo com uma porca deslizando completamente sem folga.
E indo um pouco mais além, será possível aplicar o mesmo princípio na Porca Bi-Partida eliminando a folga existente?


Abaixo fotos das porcas em Poliacetal e de Metal (a porca de poliacetal está com uma mola espiral e a porca de metal tem uma mola em lâmina.


Abs.

Edson

 

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