Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
MÁQUINAS EM GERAL => Tornos => Tópico iniciado por: Jorge_BH em 23 de Outubro de 2011, 19:49
-
Oi, pessoal.
Estou pensando em fazer uma "gambiarra" pra ajustar o zero dos bits. É o seguinte: se eu for usinar uma peça que necessite de duas ou mais ferramentas (tipo para corte á esquerda, à direita e acabamento) eu vou precisar prender as três ferramentas na torre e zerá-las antes de começar a usinar (torninho cnc). Quando for a hora de trocar as ferramentas, vou programar para afastar a torre da peça, pausar, girar a torre e continuar o programa.
Estive pensando em fazer um tarugo com 1/4" de diâmetro, serrar a ponta na metade e fazer uma cruz, onde poderia ajustar o zero do X e do Z para todas as ferramentas.
Alguém teria alguma idéia melhor?
Abraços.
Jorge
-
A idéia é boa - se for um pino fixo na estrutura do torno, terá um ponto de referencia conhecido, mas lembre-se de relacionar também o zero-peça com esta referencia - assim o programa sabe onde estará a ponta de qualquer ferramenta e onde estará a peça a ser usinada.
-
Creio que nem precise fazer uma usinagem na barra - pode usar seu diametro esterno mesmo e só descontar o raio do material.
Outra possibilidade seria uma barra de seção quadrada ou retangular - pode ser que fique mais fácil para localizar uma face de corte num plano do que num cilindro...
-
Oi, Giili. O "pino fixo na estrutura do torno" eu não entendi... O pino não poderia ficar no centro, senão atrapalha o carro :o
Quanto ao tarugo e descontar o raio, eu entendi ;D. Mas, pra zerar o Z usaria a extremidade do tarugo, ao invés do risco?
No caso de zerar todas as ferramentas em X e Z, na prática tô achando meio complicado; mais que na teoria. Se elas não ficarem totalmente certas, dá erro na usinagem depois da troca (é lógico).
Abraço.
Jorge
-
Jorge,
Em muitas máquinas cnc nós usamos por exemplo um final de curso para fazer o cnc conhecer a posição de um determinado eixo...
A idéia é que se tem um ponto fixo que serve de referencia para o cnc...
Pois bem - um pino fixo na estrutura da máquina é o ponto de referencia de onde se conhecem as coordenadas de offset tanto para uma ferramenta como para um trabalho, já que o cnc precisa conhecer a posição do trabalho e a posição da ponta da ferramenta no espaço para não se perder...
Nada impede voce de usar o exemplo de um final de curso e relacionar o offset das ferramentas e o offset das usinagens em relação a ele (final de curso) ou a um pino ou peça fixa na estrutura da máquina - a filosofia é a mesma.
Por exemplo, em alguns tornos Traub se usava uma luneta ótica para posicionar as ferramentas através das lentes e reticulado presentes na luneta.
Hoje há máquinas com pontas de prova para fazer o offset automático e medir ou o desgaste da ferramenta ou as dimensões da péça - tudo é baseado em pontos de referencia fixos e conhecidos...
-
Entendi, Fábio, obrigado pelas explicações.
Estava pensando em fazer um "zerador" com uma laterninha laser presa no cabeçote móvel... Depois vou ver se dá jogo.
Abraço.
Jorge
-
Olá, pessoal, fiz a gambi com um laser 5mW em cruz. Primeiro, eu zerei o facho em um cone torneado para certificar que o centro da cruz ficaria na ponta do cone. Depois, substituí o cone por uma peça de teflon "meia-cana". Desse modo dá para encostar no "zero" tanto o bit de corte à esquerda como o bit à direita.
Funcionou bem...
Abraços.
Jorge
-
Bom dia Jorge_BH gostei do teu torno ficou bacana a transformaçõa, se puder dizer de quantos quilos força o motor que está usando, qual driver vc usa e que programa vc usa ?
-
Eita.....
O "homi" não ta fraco não. ehehehehe
Parabéns caro amigo Jorge.
Show de luzes e imaginação.
Só fiquei meio confuso com um detalhe.
Se já tinha o centro com o laser e o cone, para que a peça de tefon "meia cana'?
Não bastava fazer com que o facho do laser coincidisse com as pontas das ferramentas?
Desculpe se a pergunta foi muito "cretina", mas é assim que estou vendo.
Abração.
Rubens
-
Oi, Fábio.
Eu uso motor de 15Kg e é mais que suficiente. Está até superdimensionado. Nesse torninho, motores de 9.9kg seriam suficientes. A placa é uma cnc3ax e o software é o tcnc. Tô preparando um outro pc pra usar o emc2.
General Rubens, vc sempre animador.
É o seguinte: a luz do laser em linha pode não definir um ponto exato na extremidade do bit (pelo menos pra mim, hehe). Preferi fazer assim, porque eu encosto a ponta da ferramenta na extremidade do nylon e assim não tem como ficar fora do zero. O laser foi mais pra ajustar a peça de nylon, e o "zeramento" é feito nela. Não sei se compliquei muito, mas foi assim que consegui ajustar melhor.
Abraços.
Jorge
-
Perfeito nobre amigo Jorge.
Mas...... só para elocubrar um pouco mais, como fez para garantir que o "bastão" de nylon fosse cortado EXATAMENTE no centro (ao meio) e não alguns décimos para um lado ou para o outro?
Abraços.
Rubens
-
E ae Sr. Jorge ...
Acho que estou te devendo algumas respostas neh!!!!
Olha ai a peça que estava usinando este fim de semana...!!!
Torno Peça aluminio (http://www.youtube.com/watch?v=VKdMG9HcYIA#)
-
Eneias,
Uma curiosidade que eu tive ao ver sua filmagem...
Me pareceu que a placa é de 4"... as castanhas - são daquelas postiças parafusáveis, e pergunto - foi voce quem fez ou encontrou no mercado?
Pergunto porque eu estou precisando de uns jogos de castanhas assim...
-
Rubens, na verdade eu não sei a precisão do corte em meia cana. Quando o tarugo estava no torno, fiz um risco com o bit no centro, e depois desbatei na fresa. Depois de ajustar o laser no centro do tarugo de latão em cone, pus o tarugo de nylon e a linha do laser indicou (me pareceu) que o centro da meia cana estava correto.
As peças que faço não são de grande precisão, e se for necessário um ajuste melhor, eu não sei como fazer com o material que tenho. Por enquanto, está sendo suficiente da maneira que está.
Enéias, onde estou não consigo acessar sites de videos. Mais tarde vou ver.
Abraços.
Jorge
-
Fabio ..
Não encontrei no mercado, dai eu fiz, castanhas moles... re re re.
Eu peguei o jogo de castanhas dura (não sei o nome, as inversas) "destemperei" fresei elas ( tirei o degraus) fiz 3 furos um de rosca m8 e dois para pinos guias 6h, e depois temperei de novo , e fiz uns 5 jogos de castanhas moles com aço 1212 quadrado de 15mm , só serrei no comprimento e fiz a furação ...
Esta peça do video estou prendendo por 3mm , coisa impossivel sem as castanhas moles...
-
Valeu pela dica - vou ver se encontro uns joguinhos extras e vou tentar fazer a mesma coisa...
-
ola jorge
qual é o seu torno mr 300?,estou querendo comprar um e tranforma-lo em cnc.
qual o programa que vc usa?
ola eneias
qual o melhor programa para um torno cnc?, sua esperiencia e boa pois ja vi alguns trabalhos seu.
luciano
-
Eu uso o Linux Emc ,
Eu gosto e prefiro ele, mas não existe melhor software , vale o que vc interagir melhor.
-
Oi, Luciano.
O torninho é o MR-301, e atualmente estou usando o TCNC.
Abraço.
Jorge
-
eneias
é este programa que faz rosca?
eu ja tenho um encoder bom que tirei de uma maquina
luciano
-
Todos fazem...
Você precisa saber a resolução do seu encoder, acima de 400 divisões , fica complicado pro computador ler, e desnecessário, tanta resolução..
-
acho que é 3600 por volta