Boa tarde à todos.
Duque, o pós-processador pode ser resumido com sendo o arquivo que guarda todas as configurações referentes à determinada máquina, por exemplo se você programa para várias máquinas usando o mesmo softaware, todas as vezes que for gerar o programa para uma máquina diferente, basta apenas indicar qual pós-processador que usar (qual é a lista de configurações da máquina). A grosso modo e de forma muito resumida é isso. Quanto ao uso, é o seguinte: quando você vai salvar os percursos, você simplesmente indica qual o pós quer usar. Te recomendo que visite o link de dúvidas sobre o artcam, que é o software que utilizo, pra ter uma idéia melhor.
Continuo te recomendando que utilize o visual mil, pelo fato de ele já controlar diretamente 4 eixos, no artcam oque faço pode ser entendido como gambiarra, embora funcione muito bem para minha aplicação.
Sobre a possibilidade de se utilizar apenas 3 eixos, vai depender apenas do tipo de trabalho que quer realizar:
*Caso não haja problema em que a ponta da ferramenta esteja sempre voltada ao centro de rotação da peça, pode-se utilizar apenas 3 eixos sem problemas. Essas peças nas fotos acima são feitas desse modo, posiciono a mesa y embaixo do eixo árvore, mas durante a usinagem são interpolados apenas 3 eixos.
* Caso você queira abrir canais paralelos por exemplo em torno de um cilindro, a ferramenta nem sempre está voltada ao eixo de roração da peça, e tal movimento exige interpolação de 4 eixos simultâneos.
Forneça mais detalhes sobre os trabalhos que vai realizar, para que possamos ajudá-lo melhor.
Abs,
Cledson Souza