Olá, acompanho muitos de vocês desde o antigo fórum, iniciado em outro site pelo Paulo Mortari. Parece que já os conheço bem, de tanto ouvi-los, desde o começo. Parabéns
por este fórum tão bem estruturado! Surgiram dúvidas
quanto a configuração da máscara para phases do TCNC e peço ajuda de vocês, pois não estou conseguindo resolver.
O que tenho:
Os motores são estes aí (foto): 12 volts, 8 fios cada. Adaptados e transformados para bipolar. O circuito usa o par L297/L298, conforme se encontra no link abaixo:
http://www.adrirobot.it/nuova_elettronica/lx_1419-1420/schema_elettrico_LX1420.jpgTenho 3 placas prontas ligadas aos motores c/ 12 volts 15 A de alimentação, tudo perfeitinho, testado e mandando ver: Tcnc em DOS com processador numérico, LPT1 em SPP, USB desativado, continuidade dos 25 pinos testada: 4.98 volts exatos na saída. Cada placa tem clock interno e pino de clock (não usado, já que sem o clock interno os motores não funcionam de jeito nenhum), jumpers de half/full step (somente para testes), jumpers de sinc (não usados) e TP1 para testar capacidade dos motores.
Fizemos assim: exceto o pino de clock, ligamos fios aos outros 3 pinos (no esquema sao seis mas um é terra outro é 5v). Estes 3 fios saem de cada placa (total 9 fios), para cada placa um é de habilitação, outro é de reverse, outro é de passo cheio/ meio passo. E funcionam! tanto pela plaquinha de controle manual que fizemos quanto com os testes manuais executados com PC ligado e com o F2 ativo do TCNC.
Descobrimos que o esquema de config
Step/Dir não ativa os nossos motores, só com esquema de fases. Tem a "máscara de bits" mas o que confunde-nos é que a máscara é de 4 bits e temos só 3 fios de cada eixo ligado na paralela. Não temos certeza dos resultados, já que n
ão temos idéia de como usar um GCODE DE TESTES VISUAIS DE DIREÇÃO E SEMIPASSOS (pois nos falta ainda esta etapa - será que poderiam criar um para isto? com tudo bem explicadinho no comentário ao lado de cada código?). Também não sabemos como energizar os motores corretamente (não temos datasheet nem numeração dos motores) mediante a máscara de bits do TCNC. Podemos, por exemplo ligar os pinos 2,3,4 para X, 5 6 7 para Y, 8,9,14 para Z, respectivamente, Habilita/desabilita - passo/meio passo - sentido horário/ antihorário, e configurar 1000 , 0100, 0010, 0001 (ou invertido) para as quatro fases de cada eixo (ou seriam 2 fases?), mas ao executar o DRILLING.CNC da pasta samples, por exemplo, não sabemos se os motores estão fazendo o que deveriam fazer. Aliás, o manual em português fala pouco sobre esta etapa.
Alguma sugestão, amigos? Desculpe o relatório, mas sei o quanto pode ser útil na solução de problemas o máximo de informação possível.
Por favor me ajudem. Preciso avançar... pois a mesa coordenada e o trio Autocad/ArtCam/Camtech RMS MM já estão saindo do forno e estou trancado nesta etapa.
Agradeço qualquer ajuda que puderem me dar.
under