Olá amigos, estamos aqui terminando de montar os eixos da máquina e surgiu duas dúvidas. Ficaria feliz se os entendidos do CNC me oferecessem uma luz nestas questões.
1. os eixos respondem aos comandos, ligam e desligam-se normalmente via programação. Entretanto, quando aborto o programa, os eixos seguem deslocando-se até uma das pontas da máquina e se deixar eles travam de encontro às extremidades restando a única solução desligar as placas de potência de vez. Também, quando executo o TurboCNC, mesmo sem um g-code executando, apenas o Start, se as placas de potência estiverem ligadas, saem movimentando os eixos ao léu. Pergunto se nestas situações isto é normal, ou se tem como configurar para neste dois casos não acontecer. Minhas placas são Step/Dir mod. JVL - 011 (Mercado Livre).
2. Estou a executar um arquivo de teste (DXF convertida com o ACE = G-code .CNC) e a máquina está fazendo parecer que é o dobro do tamanho do original, e os eixos realmente se comportam como se fosse o dobro do tamanho. O problema está na conversão do arquivo com o Ace, ou será que está na configuração do Tcnc? Se é no Tcnc, alguém poderia me dar uma dica de - se não for na diferença entre milímetro e polegada, em qual parte da configuração do Tcnc que lida com esta questão?
Abraços aos colegas e muitas alegrias com suas máquinas.