Autor Tópico: Como utilizar I/O no turbo cnc  (Lida 8675 vezes)

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Offline F.Gilii

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Como utilizar I/O no turbo cnc
« Resposta #15 Online: 28 de Abril de 2007, 14:12 »
José Carlos,

Posso estar errado, mas tenho visto que na média um PC com DOS pode fornecer em torno de 36000 Hz com consistência - acima disso não se garante o trem de pulsos...

Este valor é para um eixo portanto, se for usar digamos 3 eixos interpolados, espere algo em torno de 11000 ou 12000 Hz por eixo...

Em relação a velocidade e rampa de aceleração, vai depender de muitos fatores como atrito, peso, inércia, tensão de alimentação, tipo de acionamento dos motores, tipo de motor, etc...

Jose Carlos Felix

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Como utilizar I/O no turbo cnc
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2007, 20:13 »
Fabio

       Pelo que voce me disse sobre a frequencia em torno de 12000 hz eu tambem estava imaginando que realmente não passaria disso ..
desta forema fica dificio de se usar um driver de micro passo.
       Eu iria tentar um driver na faixa de 5000 passos por resolução com sistema de viscosidade por fase . Mas assim o fuso deve ficar muito lento com essa frequencia.
       

         Com relação a aqueles numeros que eu enviei das funções, eles se referem ao numero das funções que está no manual, e não aos pinos da porta paralela..

Offline F.Gilii

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Como utilizar I/O no turbo cnc
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2007, 20:27 »
José,

Que eu saiba, usar micropasso é uma "faca de dois gumes" - por um lado é bom por causa da resolução aparente - por outro lado, há uma perda significativa em torque...

Bem, não tinha entendido que eram os n°s das funções - eu passei os pinos da porta Centronics... :)

Jose Carlos Felix

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« Resposta #18 Online: 01 de Maio de 2007, 00:17 »
Oi Fabio


E tambem todos que gostam de postar suas opiniões .

É muito bom saber que exixtem pessoas que ainda gostam de passam algum conhecimento no mercado atual.

O que eu quero fazer é uma maquina de porte, motores de porte com 9 Nm e 5 eixos , para usinar peças em Aço, Ex: engrenagens, moldes e peças em geral.

Sei que realmente a melho seria começar com um sistema simples, e treinar muito até partir para algo maior. Mas minha esperiencia com maquinas me impulsiona para algo maior.

Espero que com dedicação e a ajuda de todos eu possa atingir meus objetivos .

Obrigado a todos ..

Jose Carlos Felix

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« Resposta #19 Online: 08 de Maio de 2007, 22:03 »
Fabio

Me diga uma coisa voce acha que é possivel que a placa CNC3X pode fornecer 10A por fase para um motor de passo ligado a 170VCC.
Acho que os MOSFET  IRF740 devem dar conta o que voce acha?

A os que voce usa é mesmo o IRLZ44 ? Se é eles sâo de 60Volts 50 Amperes? Qual o maior motor que voce ja usou com eles (amperes por fase).
Uma ultima qual a frequencia maxima que voce conseguiu com esta placa??

Offline F.Gilii

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« Resposta #20 Online: 09 de Maio de 2007, 10:08 »
José Carlos,

Não tenho certeza, mas acho que o que limita a corrente e tensão além dos componentes é a espessura das trilhas...

Se não me engano o IRLZ44N é para 55V máximo e 9A máximo, mas não os dois juntos :)

Já usei motores de 3V 4,5A alimentados com 30V...

Com os motores instalados na máquina que corria em buchas e o fuso de rosca trapezoidal e porca em teflon, 16000 Hz em meio passo - o equivalente a 2400 rpm, mas efetivamente usava bem menos que isso...

Jose Carlos Felix

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« Resposta #21 Online: 09 de Maio de 2007, 12:58 »
Oi Fabio

O datasheet deste MOS-FET IRLZ44N é de 55V mesmo mas a amperagem é de 47A e ele dissipa 110W.
O datasheet do MOS-FET IRL44 é de 60V  50A e pode dissipar 125W.

Será que para acionar motores com maior tensão e uma corrente maior o MOS-FET tem que ter uma relação de Voltagem e amperagem assim euivalente?

Acho que se encontrarmos um MOS com uma voltagem de 250V 50A devemos acionar motores com muito mais torque e velocidades finais .

Digo isso porque eu tenho um bom preço em motores de passo ,mais para os driver o preço é muito salgado.E O driver que eu estou cotando é de 12A e pode acelerar um motor até 3000 RPM e ter torque final de 2Nm.
Se for possivel ajustar a placa CNCX3 para esta amperagem acho que deve dar o mesmo resutado.

Offline F.Gilii

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« Resposta #22 Online: 09 de Maio de 2007, 16:03 »
José Carlos,

O Jorge Lourenço escreveu um verdadeiro compêndio sobre motores de passo e você pode ler neste link:
http://www.guiacnc.com.br/viewtopic.php?t=884

Lendo o texto, você verá que não há como aumentar o torque disponível em um motor de passo seja ele qual for...

Jose Carlos Felix

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« Resposta #23 Online: 09 de Maio de 2007, 21:54 »
Oi Fabio
Acho que voce não me entendeu.

Eu não quero inventar a roda.  Ela já existe.




]

reinaldoaf

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Como utilizar I/O no turbo cnc
« Resposta #24 Online: 10 de Maio de 2007, 08:51 »
José,


No caso amigo o que você poderá fazer é aumentar a tensão, para com isso aumentar a rampa de subida da corrente no enrolamento do motor fazendo com que ele chegue ao saturamento do sistema mais rápido, e com isso crie o campo eletromagnetico total em menos tempo, o que acontece não é um aumento de torque, o que se faz é jogar a rampa de torque x frequencia para a frente... ou seja o torque começar a se desfazer de acordo com a frequencia em uma frequencia maior...

a força do motor está diretamente ligada ao seu campo eletromagnetico, que tem um máximo, e o que acontece é que ele leva um "tempo" para chegar a esse máximo, com a tensao nominal do motor ele leva um "tempo" pra chegar a esse campo, e assim faz com que os passos sejam dados com "força". a medida que se aumenta a velocidade o tempo que cada passo fica acionado diminui v=s/t ou seja a velocidade é inversamente proporcional ao tempo, quanto mais rapido, menos tempo em cada bobina, e consequentemente menos tempo pra se chegar ao saturamento ideal, em certo ponto esse saturamento vai diminuir até se tornar insustentável pelo sistema e ai o motor entra em stak e acontece aquele barulhao de perda de passo... o segredo é conseguir aumentar a tensão e controlar a corrente pra jogar a rampa pra mais distante, sabendo que com isso consegue-se prolongar o torque em razão da frequencia...


espero nao ter falado muita bobagem


abraços,

Jose Carlos Felix

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Como utilizar I/O no turbo cnc
« Resposta #25 Online: 10 de Maio de 2007, 12:37 »
Reinaldo

Agora sim alguem está falando a minha lingua.
É exatamente isso que eu estava falando pro fabio, mas acho que ele não entendeu.
Já existem driver que trabalham com 170V 12A, e 240V 4A.
 Eu só quero saber se minha idéia tem sentido,  se como na placa CNCX3 o MOS-FET tem uma relação de tensão e corrente paracida (IRL44  (60V-50A)) para alimentar o motor com uma tensão maior o novo MOS teria que ter uma tensão alta e uma amperagem tambem alta.
Acho que se encontrar um MOS com 250V e uns 50A pode dar mais resutado do que usar um com 250V 12A.

Outra coisa o Lourenço não estava levando em conta a reatancia indutiva nas indagações dele .
Será que a reatancia indutiva aumenta quando a frequencia aumenta ? Isso pode corromper a curva de corrente em relação a da tensão.Outra coisa nâo creio que a tensâo de referencia que tem nos motores (antigos ,pois nos novos não tem) versos a tensâo aplicada tem algo a ver com o aquecimento do motor. para melhor testar isso poderiamos alimentar uma destas placas que voces tem (choper) com 12V e depois com 36V (tres vezes mais ) "sem movimentar o motor" e ver se a temperatura sobe mais rapido no caso da tensâo  maior, em um periodo de tempo igua de teste.

Será que alguem tem uma boa formula para calcular o tempo de aumento da corrente em relação a tensão aplicada e a resistencia da bobina do motor? (o resutado tem que ser em uS)

Jose Carlos Felix

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« Resposta #26 Online: 10 de Maio de 2007, 12:45 »
Fabio

E ai já aprendeu a lidar com o Sizer?

Veja que ele procura por motores de passo e servos que ele tem da parker pois este Sizer é da parker.

Use uma configuração de fuso como o passo 10 e diametro de 25
 o resto por enquanto nâo importa. Coloque uma curva triangular que exija 2Nm e uma velocidade de 3000RPM
E ma seleção dos motores pessa apenas de passo.
Agora selecione calcular e veja a lista
Ele vai mostrar alguns motores e selecione o HV343 com o Driver zeta 12
Depois veja a curva de torque da criança e me diga se nâo é possivel rodar motores de passo a 3000Rpm e ter torque final de 2Nm.

Se eles conseguem será que a gente não consegue tambem?

reinaldoaf

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« Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2007, 09:20 »
Citar
Outra coisa o Lourenço não estava levando em conta a reatancia indutiva nas indagações dele .
Será que a reatancia indutiva aumenta quando a frequencia aumenta ?

posso estar falando bobeira amigo, porém, a reatância indutiva é controlada pelos diodos ultra rapidos e supressores de transiencia...

Citar
Outra coisa nâo creio que a tensâo de referencia que tem nos motores (antigos ,pois nos novos não tem) versos a tensâo aplicada tem algo a ver com o aquecimento do motor.

ara melhor testar isso poderiamos alimentar uma destas placas que voces tem (choper) com 12V e depois com 36V (tres vezes mais ) "sem movimentar o motor" e ver se a temperatura sobe mais rapido no caso da tensâo maior, em um periodo de tempo igua de teste.

Aumenta sim, a temperatura, quando nao é acionado em PWM o motor e os FET viraum uma verdadeira frigideira, o PWM é uma forma encontrada de fazer com que os motores nao esquentem quando estao parados, eles atinguem uma temperatura padrão e assim se mantem, ja esqueci meus drivers ligados de uma noite pra outra tanto em 12v quanto em 24v, e pude notar q a temperatura estabiliza, pois sao PWM... quanto a curva da rampa, nos datasheets de motores deve ter, so que sao bem dificeis de encontrar...


Citar
le vai mostrar alguns motores e selecione o HV343 com o Driver zeta 12
Depois veja a curva de torque da criança e me diga se nâo é possivel rodar motores de passo a 3000Rpm e ter torque final de 2Nm

será que ele nao está acionando esse motor em bipolar nao? o torque é consideravelmente maior...

abraços

Jose Carlos Felix

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« Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2007, 11:19 »
Reinaldo

A reatancia indutiva é um problema que nâo pode ser retirado com diodos.
Em corente alternada as empresas montam bancos de capacitores controlados por equipamentos dedicados para ajustar a reatancia.

este fenomeno desloca a senoide da corrente em relação a senoide da tensão.

Na indutancia reativa quanto menor seu valor mais atrasada é a senoide da corrente, e na reatancia capacitiva quanto maior o valor mais adiantada é a senoide da corrente em relação a da tensão..

Com a frequencia de pulsos que acionamos o motor acho que o fenomeno deve aparecer .(posso estar falando besteira).

será que alguem pode esplicar isto para a gente com dados tecnicos?

reinaldoaf

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« Resposta #29 Online: 11 de Maio de 2007, 11:50 »
O jorge pode,

mais tenha certeza q vai aparecer, olha a definição da bixinha
"A reatância indutiva é devida à indutância de um circuito elétrico, circuito eletrônico ou bobina. É medida em ohms, designada pelo símbolo e igual à indutância em henrys multiplicada por 2 π vezes a freqüência em Hertz. " by wikipedia

Quando X > 0 a reatância é (XL) e o seu valor em ohms é dado por:

            X_L=2pi fL

onde L é a Indutância dada em henrys, f é a freqüência dada em Hertz.

 

/** * */