José,
No caso amigo o que você poderá fazer é aumentar a tensão, para com isso aumentar a rampa de subida da corrente no enrolamento do motor fazendo com que ele chegue ao saturamento do sistema mais rápido, e com isso crie o campo eletromagnetico total em menos tempo, o que acontece não é um aumento de torque, o que se faz é jogar a rampa de torque x frequencia para a frente... ou seja o torque começar a se desfazer de acordo com a frequencia em uma frequencia maior...
a força do motor está diretamente ligada ao seu campo eletromagnetico, que tem um máximo, e o que acontece é que ele leva um "tempo" para chegar a esse máximo, com a tensao nominal do motor ele leva um "tempo" pra chegar a esse campo, e assim faz com que os passos sejam dados com "força". a medida que se aumenta a velocidade o tempo que cada passo fica acionado diminui v=s/t ou seja a velocidade é inversamente proporcional ao tempo, quanto mais rapido, menos tempo em cada bobina, e consequentemente menos tempo pra se chegar ao saturamento ideal, em certo ponto esse saturamento vai diminuir até se tornar insustentável pelo sistema e ai o motor entra em stak e acontece aquele barulhao de perda de passo... o segredo é conseguir aumentar a tensão e controlar a corrente pra jogar a rampa pra mais distante, sabendo que com isso consegue-se prolongar o torque em razão da frequencia...
espero nao ter falado muita bobagem
abraços,