Autor Tópico: Config. de Motores  (Lida 9649 vezes)

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lolata

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Config. de Motores
« Online: 15 de Janeiro de 2009, 17:47 »
Estou começando a configurar o TurbocncV5 para fazer os testes, para poder fazer um comparativo com o programa que estou usando o EMC2, o ideal era colocar as mesmas configurações, assim já seria um começo e dava p/ ter uma noção se conseguiria melhorar o desempenho.
Só que o Emc2 se coloca a velocidade de uma forma e no Turbo de outra, tentei acertar, mas quando começo a fazer muita conta o Tico entra em conflito com o Teco, ai não sai mais nada
Minha maquina eu uso 1/2 passo, Fuso de 5mm de passo e redução de 2:1
No Meu emc os eixos estão configurados assim
Maxima Velocidade 120 mm / S
Maxima Aceleração 500 mm/s
COnvertendo em HZ, quanto seria ?
Obrigado.
 

Offline fcamargo

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« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2009, 17:57 »
dica! e sugestão..
a aprtir de agora por que não criam um tópico novo "Discutindo o TCNC 5 para windows avalição so beta-testers"
e os ditos Beta-testear postam lá desde a origem.. da aquisição da senha, sua instalação! configuração (dificuldades)
uso (interface etccc..)

Offline C N C N o w !

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« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:03 »
... por que não criam um tópico novo ...

Cheguei a pensar nisso, Fábio, mas sou de opinião que é preferível manter o histórico desta fase inicial do TurboCNC 5 agregado em um único tópico.

Claro que isto não se aplica a criação de outros tópicos pertinentes.

Vejamos o que o povo pensa.

Offline C N C N o w !

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« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:14 »
COnvertendo em HZ, quanto seria ?

Lolata, é simples:

(velocidade do eixo / passo do fuso) x redução x resolução do motor x micropassos = frequência de passos

para o seu caso, supondo micropasso = meio passo = 2, resolução do motor: 200 passos por revolução

(120 / 5) x 2 x 200 x 2 = 19.200 Hz
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2009, 18:34 por C N C N o w ! »

Offline YRD

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« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:19 »
(120 / 5) / 2) x 200 x 2 = 19.200 Hz

Que corresponde a 320 rpm do motor ?

Offline C N C N o w !

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« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:33 »
Que corresponde a 320 rpm do motor ?

(velocidade do eixo / passo do fuso) x redução x 60 = rpm

(120 / 5) x 2 x 60 = 2.880 RPM

Offline YRD

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« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2009, 18:45 »
Mas só para entender: a velocidade dos motores de passo tem por limiar superior em torno de 1200rpm, certo ? Claro há motore e motores, mas...

Anderson

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« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2009, 08:51 »
Lolata,

A matemática do Jorge L. está correta.

No caso você citou 120 mm/s, penso que seja uma velocidade muito alta para motores de passo, mas se estiver utilizando servo-motores é só seguir a solução do Jorge. L., caso não esteja utilizando servors, penso que o ideal seja diminuir a freqüência.


Atenciosamente,

Anderson

Offline Alebe

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« Resposta #8 Online: 17 de Janeiro de 2009, 10:06 »

Offline C N C N o w !

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« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2009, 11:48 »
Mas só para entender: a velocidade dos motores de passo tem por limiar superior em torno de 1200rpm, certo ? Claro há motore e motores, mas...

Yuri, não sei qual a sua referência e não posso falar de um grande número de motores que eu tenha testado quanto a este aspecto, mas frequentemente consegui ir além do 40 kHz em modo meio passo, o que tá coerente com as informações do Lolata.

120mm / s corresponde a 7,2m / m, o que não é nada muito raro ...

Como referência que vc pode verificar facilmente, a Mechmate construída pelo Gilii teve a velocidade limitada a 12m / m, se a memória não me trai e ia muito além disso, o Fábio optou por limitar em função de considerações quanto a segurança, desgaste, estabilidade etc ...

Pois é, há motores e motores e mais um punhado de outras coisas, como o driver, tensão de alimentação, utilização de fusos e guias de alta eficiência, o PC, que por si só é todo um capítulo à parte com a diversidade absurda de CPUs e chipsets, etc etc etc ...


« Última modificação: 17 de Janeiro de 2009, 12:00 por C N C N o w ! »

Offline YRD

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« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:24 »
Como referência que vc pode verificar facilmente, a Mechmate construída pelo Gilii teve a velocidade limitada a 12m / m, se a memória não me trai e ia muito além disso, o Fábio optou por limitar em função de considerações quanto a segurança, desgaste, estabilidade etc ...

Ele chegou até 18 m/min.

A questão é a RPM dos motores. Analisando o DS de motores Nema 34 ou maiores como o meu, o limiar da rpm destes está em 1.200.

Até onde sei, mais de 2.000 rpm é coisa de servo.

Fica muito "irrelevante" a comparação de velocidade, quando não comparamos o RPM. O Lotota puxa 7 m/min a 2800rpm e eu puxei 60 m/min a 578 rpm... e perdi passo (o que acho que pode estar relacionado ao meu famigerado PC com a latência de 1.150.000)...

lolata

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« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:35 »
Yuri
Quando em fiz a opção em ter uma redução de 2:1, foi exatamente analizando a curva de torque desse motor que eu estou usando, com 2800RPM eu tenho um torque de 8 K aproximadamente, se eu tirasse essa redução, pela logica meu motor iria trabalhar com 1400RPM, com essa velocidade, eu teria algo em torno de 12K de torque, só que teria que fazer o dobro da força (ou mais), então com alta velocidade eu tenho mais torque, posso estar errado, mas o que o datasheet parece mostrar é isso.

Offline YRD

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« Resposta #12 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:41 »
OK Lolata,

Vamos ver se a matemática é a mesma  ;D

Quantos RPM então corresponde a 4000 pps como o DS da Akiyama para o 15 Kgf.cm (é este não ? )

Offline C N C N o w !

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« Resposta #13 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:52 »
Fica muito "irrelevante" a comparação de velocidade, quando não comparamos o RPM.

Não tão irrelevante. Na verdade o mais relevante é a velocidade alcançável por determinado conjunto, é o que interessa no final das contas, o resultado final.

Veja, motores mais parrudos tendem a ser mais lentos, em compensação exigem redução menor ... isto ás vezes é bom, às vezes é ruim ...

Essas comparações não são fáceis nem intuitivas e há muitas surpresas, agradáveis e desagradáveis escondidas nas curvas de torque, pra não mencionar o sempre esquecido momento de inércia e seu papel na aceleração, patinho feio, quase nunca lembrada e de importância superior ...

Eu já disse muitas vezes e vou aproveitar pra repetir: a preocupação com a velocidade tem seu lugar, mas é de modo geral exagerada, a importância da velocidade máxima é bem menor do que pode parecer ... é uma delícia impressionar os amigos, mas na hora do trampo o buraco é bem mais embaixo ...


Offline YRD

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« Resposta #14 Online: 17 de Janeiro de 2009, 23:59 »
é uma delícia impressionar os amigos, mas na hora do trampo o buraco é bem mais embaixo ...
Concordo, tanto que fiz a ressalva, quando dos testes, que estava executando esta em vazio.

E ae pelo DS da Akiyama os 4000 pss não corresponde a 1200 rpm ? ou minhas contas estão erradas, ou não considerei algo ?

 

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