Jorge, Você está levando por um lado (ui) e eu por outro (uiui).
Deve ser verdade, eu prefiro o outro lado ... hi, hi, hi ...
O que eu queria mostrar é que as vezes o pessoal compara velocidade, mas parece ter chegado lá por acaso ...
Pô, pq não falou isto antes ? he, he, he ...
É, este é um ponto interessante, eu acho que é verdade pra muita gente, possivelmente a maioria, mas as velocidades de máquinas seja em vazio, seja usinando, já é um pouco mais fácil de comparar, como comparamos o desempenho de veículos dentro de uma mesma classe, abstraindo as minudências.
e se é possível ir mais? e se está além do melhor ponto ?
Pois foi o que pensei que vc estava interessado em explorar. Claro, tem mesmo que que questionar e explorar as possibilidades.
Então, se eu sei o rpm do motor (ok não sei como foi realizado mas tem de onde partir) eu procuro uma otimização com as ferramentas disponíveis.
Perfeitamente.
Não estou escrevendo que mais velocidade, oh é o graal que isto que aquilo. Gostaria de falar de maçã (rpm) com maçã (rpm); as demais são conseqüências.
Pois é, mas eu não fiz aquele longo discurso à toa, se a gente não interpreta os dados no contexto correto, da perspectiva correta, serão apenas isto, dados, não informação, não algo útil.
Observe que sequer as unidades são padronizadas, vc vai encontrar
rpm,
rps e o mais aberrante,
pps, ao invés de hertz. Observe como são plotadas as curvas, de modo geral um dos eixos é logarítmico, ás vezes os dois. Só isto já é uma bela armadilha para os menos avisados.
Vc está certíssimo ao buscar comparar maçãs com maçãs e não com laranjas, mas lamentavelmente não é tão simples como deveria ser ... é isto que tô tentando enfatizar.