Autor Tópico: Config. de Motores  (Lida 9598 vezes)

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Offline F.Gilii

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Config. de Motores
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2009, 15:16 »
Lolata e Yuri.
É simpls - não tem mistério.

1000 pps (passos/segundo) serão 1000Hz e esta é a frequencia que o programa está enviando:
- Se o motor estiver sendo acionado em passo cheio (200 passos/giro) será o equivalente a 5 passos/segundo (1000/200), o que equivale a 300 RPM (5 passos/segundo x 60 segundos)

- Se este mesmo motor estiver sendo acionado em meio passo (400 passos/giro) será o equivalente a 2,5 passos/segundo (1000/400) o que equivale a 150 RPM (2,5 passos/segundo x 60 segundos)

Então eu acho que fica fácil entender:
se a curva de torque do tal motor vai até 5000 pps, posso dizer que é o mesmo que 1500 rpm em passo cheio ou 750 rpm em meio passo...
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 15:23 por fgilii »

Offline F.Gilii

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« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2009, 15:22 »
Seguindo o raciocinio que com 1000PPs eu tenho 150 RPM
Em meio passo!

Citar
isso quer diser que com 3600tpm vou te 24000PPS
Para 3600 RPM, seria necessário uma frequencia de 24000Hz (24000 passos/segundo) em meio passo...

Offline YRD

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« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2009, 15:35 »
Exato Gilii,

Já que foi você quem me ensinou isto  :)

E considerei meio passo pois sei que o Lolata o usa.

Agora onde eu queria chegar, para entender o caso dele, já que nos vídeos, usando esta configuração de 2800rpm o EMC2 aceitou e no Turbo perdeu passo...

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« Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2009, 16:14 »
Jorge, o aberrante pps (passos por segundo) é o que está no DS. Misturei ?

Vc não, os fabricantes sim misturam e vá entender pq não usam as unidades SI ...

Citar
Lolata, sabemos que o Smile joga a curva de torque e rpm para cima pois trabalha com 95v.

Pois é, como eu dizia, se não compararmos em condições iguais fica difícil e nem sempre fica claro as condições do ensaio que o fabricante publica.

Citar
Resposta deles: a indutância que consta no DS está em Unipolar (????).

Esta é das poucas coisas padronizadas, os dados básicos referem-se ao modo unipolar.

Citar
Portanto, realmente falta (deles) uma parametrização de curvas de torque, rpm e indutância para um unico modo de ligação. Veja os DS da Vexta e entenda o show de bola que é aquilo....

Falta. É um pé ...

lolata

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« Resposta #34 Online: 18 de Janeiro de 2009, 18:09 »
Eu mandei um e-mail p/ Akiyama pedindo uma esplicação sobre o datasheet desse motor com numeros proximos a realidade ou me ensinasse a "ler" e entender o que eles querem dizer com aquelas informações.
Como que eles esplicam um motor que no manual não poderia ir a mais de 750RPM e esse chega a 3600RPM

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« Resposta #35 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:51 »
... o EMC2 aceitou e no Turbo perdeu passo...

TurboCNC Win ou DOS ?

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« Resposta #36 Online: 18 de Janeiro de 2009, 22:52 »
Eu mandei um e-mail p/ Akiyama ...

Boa providência Lolata. Espero que se torne praxe, apesar da pouca esperança que tenho de uma resposta satisfatória.

lolata

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« Resposta #37 Online: 19 de Janeiro de 2009, 19:00 »
Não sei se não seria ideal abrir um tópico p/ ese assunto e mudar todas essas postagem, pois acho que está poluindo o tópico do Turbo V5

Jorge
Como eu reportei, mandei um e-mail p/ Akiyama, o pesoal de lá é bem atencioso, então segue o e-mail que enviei e que recebi

Caro Amigo
Estou com uma duvida com respeito aos motores AK57H/3-1.8 No datasheet desse motor, mostra que a faixa de repm que ele trabala é de 0~1000RPM e na curva de torque mostra que com 1000PPS ele tem os 15K de torque e essa mesma tabela mostra que com 5000 PPS ele tem quaze zero de torque. http://www.akiyama.com.br/arquivos/937646.pdf A minha maquina eu consigo uma velocidade de avanço de 9000mm / min, eu uso essa maquina em 1/2º passo, tenho uma redução de 2:1 e um fuso de 5mm de passo, isso quer diser 24000PPS, é correto essa conta ? se com 5000PPS ele já não tem nada de força. imagino com os 24000PPS;Gostaria de saber o que está errado nessas contas. Um Abraço Lolata

Resposta recebida hoje.


Boa tarde
 
    Sim, realmente o motor trabalha com rotação de 0 a 1000 rpm, porém em 1000 rpm o torque é próximo a zero, no gráfico de desempenho, em 1000PPS, equivalente a 1000Hz o torque é mesmo de 15Kgf.cm e a velocidade é de 150 rpm para meio passo, ou seja, RPM = (PPS*60) / PPR , PPS = passos por segundo, PPR  =Passos por revolução,
 
Obs: A curva foi feita em PPR = 400.
 
    Com relação a sua aplicação, imagino que seu motor esteja trabalhando em 900 rpm com redutor 2:1, isso equivale a rotação final de 1800 rpm, para que a velocidade de avanço seja de 9000 mm/min, assim 900 rpm equivalem a 6000 PPR, realmente na curva característica o torque em 5000 PPR é próximo a 1 Kgf.cm, mas a curva varia muito conforme o driver de acionamento e a tensão de entrada do driver.
    Estarei buscando curvas de torque deste motor com outros drivers de acionamento e outra tensão de alimentação.
 

lolata

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Config. de Motores
« Resposta #38 Online: 19 de Janeiro de 2009, 19:08 »
Bom
Dai eu mandei essa resposta

Caro Theodoro
Minha maquina Eu uso os motores de 15K
No Motor eu tenho uma polia com 14 dentes, no eixo eu tenho uma polia com 28 dentes, então tenho uma redução de 2:1 (duas voltas no motor p/ uma no fuso)
Meu fuso, é um fuso de esfera com 5mm de passo, então a cada volta do motor meu "carro" anda 2.5mm.
Meu driver (Smile) está configurado p/ trabalhar em meio passo, então a cada 400 passos tenho um deslocamento de 2,5mm.
Como minha maquina em deslocamento trabalha a 9000mm/min, isso que dizer que o fuso tem que virar 3600 vezes p/ carro percorrer esse valor, então meu motor gira 3600RPM.
Como 1000PPS equivale a 150 RPM, 3600RPM equivale a quantos PPS /?
Eu acho que essa curva te torque que voce tem está totalmente fora da realidade.

Agradeço o empenho.
Um Abraço
Lolata

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« Resposta #39 Online: 19 de Janeiro de 2009, 19:17 »
Jorge Como eu reportei, mandei um e-mail p/ Akiyama, o pesoal de lá é bem atencioso ...

Brigadu pela cópia !

É , parecem bem atenciosos, mas como eu temia, a resposta não é satisfatória, né ?

Mas tô achando muito saudável questionar, com isso a gente vai ajudando a aperfeiçoar as coisas e os fornecedores vão percebendo que a gente até engole sapos, mas não porque gostemos ...

lolata

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Re: Config. de Motores
« Resposta #40 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:12 »
Jorge,
A Resposta não foi satisfatoria e ainda o cara fez as contas errada, mas o importante é o que voce comentou, Ele respondeu, isso já é 3/4 de caminho andado, hehehe

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Re: Config. de Motores
« Resposta #41 Online: 19 de Janeiro de 2009, 21:00 »
... mas o importante é o que voce comentou, Ele respondeu, isso já é 3/4 de caminho andado, hehehe

É sim Lolata. Espero que questionar o fornecedor torne-se um hábito entre nós. Eu nunca entendi como alguém compra motor sem conhecer a curva de torque, é como comprar remédio sem receita e sem bula ... pra não falar da qualidade dos dados, pra lá de incompletos, quando não errados ...

Vamos continuar nossa pequena cruzada, meu velho, um dia a coisa melhora um pouquinho ...

lolata

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Re: Config. de Motores
« Resposta #42 Online: 19 de Janeiro de 2009, 22:42 »
Jorge;
Já que nessa brincadeira eu aprendi a entender um pouco como interpletar esses montes de numeros, voce poderia me explicar o que é e como que a indutancia entra nessa estoria ?

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Re: Config. de Motores
« Resposta #43 Online: 19 de Janeiro de 2009, 23:42 »
... o que é e como que a indutancia entra nessa estoria ?

Vamos lá:

Indutância é a propriedade de oposição à variação da corrente.

Chamamos de indutores os dispositivos construídos para manifestar esta característica de maneira acentuada e tb aqueles onde a indutância é preponderante sobre a resistência e capacitância, como é o caso dos transformadores e motores de todos os tipos.

O torque é proporcional à intensidade do campo magnético que é proporcional à corrente e ao número de espiras do enrolamento.

Ao alimentarmos um enrolamento do motor a corrente não atinge seu valor máximo instantaneamente em função da oposição à variação da corrente, ou seja, da indutância. Portanto o torque máximo não está instantaneamente disponível. Quanto maior for a indutância, mais tempo leva pra corrente chegar ao valor máximo, o que vai determinar o torque disponível, tanto mais quanto maior for a velocidade.

É isto, muito simplificadamente. Disse o que é mas não como a indutância aparece, isto fica para outro capítulo desta eletrizante novela ...





lolata

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Re: Config. de Motores
« Resposta #44 Online: 21 de Janeiro de 2009, 08:11 »
Jorge;
Logo eu vou assumir aquela lousa da masmorra e começar a ensinar aquele pessoal que lá frequentam e acha que manja alguma coisa (hehehehhehehe) Demora....

Seugiindo a Saga dos Datasheet´s X motor de passo.
Depois de questionar novamente os calculos que o suporte da Akiyama fez, eles prontamente me responderam

Bom Dia
    As curvas características do motor variam conforme as especificações do driver e fontes de alimentação.
    Estaremos buscando novas curvas de torque, para que possamos esclarecer estas discrepâncias.
     Por curiosidade quais as especificações do seu driver e qual a tensão de alimentação?
Abs


Ai eu fiquei mais contente, pois apresentei a eles o SMILE.
Então, caros usuarios desse drive, acho que a partir de agora os motores de passo vão ter seus Datasheet´s modificados hehehehehehhe

Quero ver como vai ser essa concorrencia.
 
Theodoro Foltran

 

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