Autor Tópico: Config. de Motores  (Lida 9607 vezes)

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Offline C N C N o w !

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Re: Config. de Motores
« Resposta #45 Online: 21 de Janeiro de 2009, 08:27 »
Jorge; Logo eu vou assumir aquela lousa da masmorra ...

Ora, Lolata, a lousa é sua, vc tá pronto e já faz tempo ...

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... acho que a partir de agora os motores de passo vão ter seus Datasheet´s modificados hehehehehehhe

Que as deusas do CNC te ouçam ...

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Quero ver como vai ser essa concorrencia.

Tb tô muito curioso ...

Offline F.Gilii

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Re: Config. de Motores
« Resposta #46 Online: 21 de Janeiro de 2009, 09:02 »
Jorge; Logo eu vou assumir
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Quero ver como vai ser essa concorrencia.

Tb tô muito curioso ...
Bem - já contactei a Action Motor para rever as Data sheets dos seus motores...

Assim pelo menos eu ajudo a eles e a mim, já que agora sou distribuidor dos produtos deles.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2009, 09:03 por fgilii »

Offline F.Gilii

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Re: Config. de Motores
« Resposta #47 Online: 21 de Janeiro de 2009, 09:10 »
Jorge,

E por falar em curvas de torque, seria interessante se você desse andamento no dinamômetro para que pudéssemos verificar os resultados desta campanha junto aos fornecedores de motores, para que melhorem as informações constantes nos manuais e folhetos de seus motores...

Sem isso, estaremos de novo no escuro.

Offline C N C N o w !

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Re: Config. de Motores
« Resposta #48 Online: 21 de Janeiro de 2009, 09:25 »
... seria interessante se você desse andamento no dinamômetro ...

Nem fale ... a coisa tá ali do ladinho da bancada, me olhando feio ... vou tentar pelo menos adiantar um pouco mais a coisa ...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Config. de Motores
« Resposta #49 Online: 24 de Janeiro de 2009, 16:27 »
Fábio

Uma consulta, por favor:
Os 3 motores que comprei na Action e estou usando para testar a hobbycnc, são modelos SM1.8B7SQ-SE cujo datasheet (em anexo) reporta como 7,5 Kg.cm. Mas nesse mesmo folheto a curva referente a esse modelo nem chega a 5.0 Kg.cm a 1000 Hz e para chegar a 6.0Kg a velocidade deve estar por volta de 600 Hz(pps) o que me daria apenas 180rpm, se não estou enganado.

No caso da hobbycnc não há como aumentar a tensão (para ter uma velocidade maior) que é condicionada entre 12 e 24 volts no máximo e o projetista recomenta 18 V. Será que não é por isso que, mesmo depois que troquei os darlingtons TIP122-127 pelos TIP102107 (8A) eu não consigo disparar o motor no TCNC? Coloco a aceleração em 5000Hz, a velocidade inicial em 1000Hz, a máxima em 1000Hz, 1000 no Jog lento e 5000 no Jog rápido e o motor fica aí por volta dessa rotação.

Será que eu comprei gato por lebre?
Veja se você pode conferir isso para mim pois os outros motores que vou compra para usar na máquina da escola serão de 32Kg.cm e se tiver essa diferença mesmo, terei que ir para outro fornecedor.

grato

ronaldo

lolata

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Re: Config. de Motores
« Resposta #50 Online: 24 de Janeiro de 2009, 16:36 »
Caro Amigo;
Eu sei que a pergunta foi p/ Fabio, massss deixa eu meter minha colher enferrujada nessa angu
Se vc pesquisar no forum, vai ver muitos comentarios a respeito dessa placa do Celio.
O problema ai ou o Gato, não é o motor e sim as placas.
Um Abraço.

Offline F.Gilii

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Re: Config. de Motores
« Resposta #51 Online: 24 de Janeiro de 2009, 16:44 »
Ronaldo,

... são modelos SM1.8B7SQ-SE cujo datasheet (em anexo) reporta como 7,5 Kg.cm. Mas nesse mesmo folheto a curva referente a esse modelo nem chega a 5.0 Kg.cm a 1000 Hz e para chegar a 6.0Kg a velocidade deve estar por volta de 600 Hz(pps) o que me daria apenas 180rpm, se não estou enganado.
Normalmente o torque que se refere é o torque "estático" (holding torque)
Quando o motor gira, o torque cai - sempre e em todos os motores de passo.

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No caso da hobbycnc não há como aumentar a tensão...
Este pode ser um dos fatores limitantes sim...

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Será que eu comprei gato por lebre?
Quanto a isso não posso afirmar nada, a não ser que tem diversas pessoas que compraram esta placa e não estão tendo bons resultados.
Tenho e uso os Drivers Smile - estes eu sei e atesto que funcionam - outros que eu não tenho ou não testei, não posso falar nada.

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Veja se você pode conferir isso para mim pois os outros motores que vou compra para usar na máquina da escola serão de 32Kg.cm e se tiver essa diferença mesmo, terei que ir para outro fornecedor.
Antes de sair gastando mais algum dinheiro, e se aceitar uma sugestão certeira, pense em comprar uma eletrônica confiável e séria - eu recomendo fortemente os drivers Smile do Rudolf. (que usa motores unipolares)

Mesmo que troque de motores e de fornecedores desses motores, não estará de forma nenhuma resolvendo seu problema - a eletrônica é a questão, e não os motores....
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2009, 16:46 por fgilii »

Offline ronaldocavalcante

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Re: Config. de Motores
« Resposta #52 Online: 24 de Janeiro de 2009, 17:54 »
Ok. Fábio.
Já estou certo na compra da eletrônica smile para a máquina definitiva da escola pois o projeto deverá financiar. Entretanto, para conseguir o projeto tenho que bancar uma experiência funcional e certamente não conseguiria comprar uma smile com meu parco salário. Uma CNC3AX estaria no meu orçamento. Essa controladora e os motores citados acima são meus e usarei em uma máquina que irei montar, depois da demonstração. O problema é que preciso urgente de uma montada e já testada com arquivo ini e tudo, pois não saberia estimar o tempo para a conclusão da máquina para demonstração.

Então, voltando aos motores, você acha que a curva do DS da Action está correta?

Só me esclareça um pouco: o holding torque não é quando o motor está a zero rpm e carregado? Se extrapolar a curva (reta) do gráfico, você não acha que nunca chegará a 7.5 kgcm como é anunciado? Veja que ela cai drasticamente abaixo de 500pps. Foi a isso que eu me referi quando achei que estava comprando gato por lebre. A hobbycnc eu já sabia que tinha errado logo que iniciei no fórum. Mas quanto ao motor, eu achei que tinha acertado e não estou entendendo bem essas indicações no DS.
Ou eu estou viajando?

grato

ronaldo

Offline ronaldocavalcante

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Re: Config. de Motores
« Resposta #53 Online: 24 de Janeiro de 2009, 18:21 »
Caro Lolata

Realmente sobre a placa hobbycnc eu já tinha conhecimento que errei feio e estou tentando reparar. Até consertei a mesma porém ela voltou com os mesmos defeitos inciais (muito aquecimento dos motores e a velocidade não passa de míseros 100 a 200 rpm. Mas como já disse para o Fábio aí em cima, vou detalhar para você:

1- Preciso montar uma eletrônica qualquer que funcione a contento com motores de procedência e de médio porte que consiga mover uma mesa coordenada de uma máquina antiga (mas bastante leve, fusos 3mm) até início do ano letivo (3 de março)

2- Caso essa máquina funcione legal, um projeto que apresentei na escola será aprovado para a compra de material para montar 5 ou mais máquinas didáticas, para os alunos do curso de mecânica.

3- O trato é que eu devo bancar essa máquina experimental e logicamente, ficar com o material para minha máquina particular.

4- Cinco eletrônicas Smile para a escola é fácil. Para mim, uma apenas fica um pouco difícil pelo preço. A não ser que o Rudolf possa parcelar. Caso não possa, então acho que a CNC3ax atende para esses motores que tenho de 7,5 kgcm e que certamente tracionarão a máquina existente no fresamento de uma simples pci.  E se não tracionar, eu monto uma estrutura simples na produção da escola. Veja que eu nem posso comprar uma smile e depois repassar para a escola, devido ao protocolo do funcionalismo público federal.

Ainda tem a possibilidade do preço da CNC3ax subir muito devido a urgência e a necessidade dela montada e testada.

Viu, como estou enrolado no chale da doida?

att.

ronaldo

Offline F.Gilii

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Re: Config. de Motores
« Resposta #54 Online: 24 de Janeiro de 2009, 18:24 »
Já estou certo na compra da eletrônica smile para a máquina definitiva da escola pois o projeto deverá financiar.
Excelente escolha, te garanto.

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Uma CNC3AX estaria no meu orçamento.... O problema é que preciso urgente de uma montada ...
Infelizmente não posso te ajudar - a última que eu tinha eu dei para um colega.

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Então, voltando aos motores, você acha que a curva do DS da Action está correta?
Difícil dizer, ainda mais sem saber ao certo quais foram os métodos usados para o fabricabnte levantar tais curvas.
Há um tópico  aqui no fórum que fala justamente de exigir dos fornecedores curvas realistas e confiáveis - por enquanto, trabalhemos com estas...

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... o holding torque não é quando o motor está a zero rpm e carregado?
O torque estático (ou de retenção) é com o motor parado.

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Se extrapolar a curva (reta) do gráfico, você não acha que nunca chegará a 7.5 kgcm como é anunciado?
Veja, é o que eu falei alí em cima - dependemos de informações mais fiáveis para dizer ao certo os torques e faixas de rpm utilizáveis...

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Veja que ela cai drasticamente abaixo de 500pps.... Ou eu estou viajando?
Acho que voce deve levar em consideração outros fatores...
Por exemplo, se for usar este motor acionando fusos, dependendo do passo do fuso terá o que se chama de "vantagem mecânica", e é como se fosse uma grande redução onde se multiplica o torque disponível...

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o driver de acionamento - este influencia em muito os resultados finais e era disso que eu me referia também alí em cima em relação à confiabilidade das curvas dos motores - dependendo do driver e das tensões que foram testados, os resultados serão bem diferentes...

Fazendo uma analogia, é como usar combustível de boa e de má qualidade em seu automóvel - ele anda, mas com um deles ficará melhor.

Offline ronaldocavalcante

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Re: Config. de Motores
« Resposta #55 Online: 24 de Janeiro de 2009, 23:42 »
Ok, parceiro.

Vou continuar por aqui tentando comprar uma placa montada. Enquanto isso sigo mexendo na hobbycnc (já tá perdida mesmo).

Gravei um videozinho didático sobre a modificação que fiz nessa placa e estou testando com apenas um motor ligado. Não sei se é certo colocar aqui. Se não for, por favor pode mover ou apagar.

A partir dessa modificação ela continua com o defeito inicial, esquentando muito o motor, porém os transístores não aquecem tanto. A velocidade é que continua baixíssima não importa as modificações nos parâmetros.



Agora vou gravar o vídeo dos testes no TCNC e MACH2 e postarei depois juntamente com o diagrama da placa.

abrs.

ronaldo

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Re: Config. de Motores
« Resposta #56 Online: 25 de Janeiro de 2009, 09:23 »
A partir dessa modificação ela continua com o defeito inicial, esquentando muito o motor, porém os transístores não aquecem tanto. A velocidade é que continua baixíssima não importa as modificações nos parâmetros.

Ronaldo,

o aquecimento dos motores, dentro de certos limites, é esperado e normal. Se possível, meça a temperatura pra gente poder avaliar objetivamente.

Dei uma espiada na data sheet e lá não está indicada as condições de teste, portanto não se pode interpretar aquela curva correntamente, mas fica evidente que é um relativamente lento.

De qualquer modo eu esperaria velocidades superiores a que vc tá conseguindo.

Vc tem acesso a um osciloscópio ?

Acredito que com as modificações vc possa utilizar tensões mais elevadas, mas seria interessante analisar o esquema pra ter certeza ...

Offline ronaldocavalcante

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Re: Config. de Motores
« Resposta #57 Online: 25 de Janeiro de 2009, 14:49 »
Ok, Jorge. Vou imediatamente concluir o esquema para postar aqui nesse mesmo tópico para ser analizado. Quanto ao osciloscópio, só terei acesso durante a semana. Mas posso levar a placa e ligar lá na escola. Vc. quer que veja a forma de onda em quais pontos?

Quanto ao motor, não sei se vocês entenderam minha preocupação, considerando que vou indicar a compra de pelo menos quinze unidade de 23 ou 32 Kg.cm.

Acredito que um motor anunciado para um torque de 7,5 Kg.cm (e foi comprado por causa desse anúncio, pois é uma média entre o pequeno e o grande) não deveria apresentar uma curva no seu DS que não chega a 6.0 Kg.cm., independente dos fatores que o levem a essa redução. É isso que eu não entendo, ou os janeiros já estão carcomendo minha massa acinzentada.

Por isso pedi a opinião do Mestre Fábio. Eu entendo que o fabricante deveria colocar lá no folheto, que o motor não atinge esse torque, ou então dizer quais as condições para isso acontecer. A curva apresentada no DS é bem clara. Trata-se de um divisor de águas na velocidade aproximada de 500 pps e 6.0Kg.cm de torque. Eu vi a curva dos motores do Lolata e estava bem clara lá: 15 Kg.cm a 1000 pps. E é anunciado o motor como 15Kg.cm. Foi isso que me chamou a atenção, e eu fui consultar o DS dos meus motores, pois até agora eu estava passando batido em mais essa oportunidade. Ainda bem que o fórum clareia mentes nubladas como a minha...

abrs.

ronaldo

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Re: Config. de Motores
« Resposta #58 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:09 »
Acredito que um motor anunciado para um torque de 7,5 Kg.cm (e foi comprado por causa desse anúncio, pois é uma média entre o pequeno e o grande) não deveria apresentar uma curva no seu DS que não chega a 6.0 Kg.cm., independente dos fatores que o levem a essa redução. É isso que eu não entendo, ou os janeiros já estão carcomendo minha massa acinzentada.
Se você entendeu que o torque indicado é o torque estático, que estes dados dependem fortemente de como foram feitos os testes e que todos os motores perdem torque quando giram, não deveria esquentar assim sua massa cinzenta...

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Eu entendo que o fabricante deveria colocar lá no folheto, que o motor não atinge esse torque, ou então dizer quais as condições para isso acontecer.
Compreenda ainda que isso vai acontecer, pois o mercado está evoluindo, e consequentemente aqueles que não acompanharem devem perder alguma coisa...

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Trata-se de um divisor de águas na velocidade aproximada de 500 pps e 6.0Kg.cm de torque. Eu vi a curva dos motores do Lolata e estava bem clara lá: 15 Kg.cm a 1000 pps. E é anunciado o motor como 15Kg.cm.
O que não quer dizer que TODOS os motores tenhar as mesmas perdas a 1000 pps, concorda?
Olhe o datasheet destes motores do link anexo e compare...
http://www.actionmotors.com.br/shared_sm18-a17.pdf

Verá que são curvas completamente diferentes, para motores muito parecidos em termos elétricos e mecânicos (a não ser um deles, com torque bem baixo)...

Offline C N C N o w !

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Re: Config. de Motores
« Resposta #59 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:42 »
Vou imediatamente concluir o esquema para postar aqui nesse mesmo tópico para ser analizado.

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Vc. quer que veja a forma de onda em quais pontos?

Os pontos mais interessantes são os resistores sensores de corrente. Supondo que tenha dois canais no osciloscópio, sincronize o primeiro com o sinal de passo e conecte o segundo a um dos resistores sensores de corrente. As formas de onda esperadas vão abaixo. Observe que o primeiro pulso deve ser mais largo que os demais. Registre os ajustes do osciloscópio, velocidade de varredura e sensibilidade. Se possível, faça fotos da tela.


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Quanto ao motor, não sei se vocês entenderam minha preocupação, considerando que vou indicar a compra de pelo menos quinze unidade de 23 ou 32 Kg.cm.

Verifique primeiro quais são as exigências e depois o que há no mercado que possa atende-las ...
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2009, 16:24 por C N C N o w ! »

 

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