Existem no Brasil pelo menos 3 empresas que fazem adaptação de máquinas de costura para bordado (e/ou fabricam máquinas de bordado completas também): Bordatex, Futurize e Syncro.
Mas se não me engano todos rodam em hardware próprio.
Todas as máquinas de primeira linha (Tajima, Barudan, ZSK, Melco, Brother, etc) usam hardware próprio (alguns usam PC para a interface homem-máquina, mas o controle da máquina é com várias placas microprocessadas com as tarefas distribuídas).
Os softwares de criação também não são de domínio público (mas via de regra todos os softwares do mercado estão crackeados).
Softwares mais usados: Wilcom, Tajima (DGML Pulse), Compucon EOS, ZSK-GiS. Um software profissional destes custa mais de USD 10.000,00 . Existe um mais acessível que se chama "Embird" (menos de USD 200,00), mas eu nunca trabalhei com ele.
Quanto a adaptar uma máquina: normalmente o tecido é preso em um bastidor (parecido com estes de bordar manual) que por sua vez é encaixado num quadro que faz o movimento na máquina chamado de "pantógrafo". Realmente o controle é só X, Y.