Claro que devo estar falando uma grande besteira, mas não valeria a pena ter uma contra-mola para tentar anular o peso?
Não é incomum o emprego de molas, mas é sempre um compromisso difícil. Imagine uma mola com força suficiente para suportar o conjunto, o que acontece quando o motor leva o conjunto para baixo ? A mola é carregada e o motor tem que lutar contra isto e frequentemente o prob se inverte ...
Outra alternativa é um contra-peso, o que funfa bem, com o inconveniente de impor maior carga, inclusive a inercial ao(s) eixo(s) que suporte(m) o conjunto ...
De modo geral é preferível evitar o prob por meio de um fuso de passo curto e/ou de maior coeficiente de atrito, até com a combinação de outros meios.
Não é raro encontrar no ambiente industrial embreagens magnéticas que travam os eixos quando os motores são desenergizados ...
De qualquer modo, desenergizar sumariamente os motores costuma trazer alguma consequência indesejável ... uma das maneiras mais simples e baratas de resolver o prob é pela simples redução da corrente, uma solução frequentemente adotada ou quando isto não é possível, aquilo que foi sugerido, manter os motores energizados.