Lolata,
Antes de mais nada, penso que você deve verificar alguns detalhes:
Conhecer o passo da rosca do fuso,
Conhecer o tipo de acionamento (meio passo, passo cheio, etc)
Conhecer o motor (normalmente são de 200 passos por giro)
Estes valores são inseridos naquela janela do "Calc"...
Mas se você está certo que os valores acima estão corretos, e fez um teste de distancia e não deu o que voce esperava, verifique alguns detalhes:
Diametro da ferramenta:
Supondo que você está fazendo um teste fresando um pedaço de madeira, lembre-se que as distâncias que foram programadas para o deslocamento são contadas do "centro da ferramenta".
Se eu fizer uma linha de 100 mm de comprimento, e usar uma fresa de 5 mm de diametro, o comprimento total da linha será 105mm (de fora a fora).
Nível do sinal:
Este é um detalhe que muitas vezes passa desapercebido.
Quando se manda um motor de passo girar, normalmente o Turbocnc envia um trem de pulsos pela porta paralela para uma eletronica que recebe estes pulsos e transforma em sequencia de acionamento de fases do motor, e ele gira...
Estes sinais normalmente são "ondas quadradas", e o integrado que gera a sequencia de pulsos deve "entender" este tipo de onde e reagir quando ela muda de valor (de valor alto para valor baixo).
Por exemplo, se estiver usando o integrado L297 para controle, ele entende que deve mudar de fase quando o sinal sai de "nivel baixo" e vai para "nivel alto"...
No Turbocnc há um ajuste para isso, e "se" estiver ajustado de forma errada, o motor "sempre" perde um passo quando vai iniciar um movimento.
O teste é simples, mas o ideal é usar um relógio comparador:
Ajuste o Turbocnc para fazer um movimento controlado, certificando-se que há espaço para a máquina fazer o movimento desejado,
Na janela de JOG ( F8 ), Zere a posição dos eixos (Alt+M),
Escolha o eixo a ser movimentado (Alt+1 para "X", 2 para "Y", 3 para "Z")
Use o comando "Alt+G" para entrar no modo de movimentar o eixo,
Escreva uma distância conhecida - por exemplo 100 e aperte OK
O eixo vai se deslocar na máxima velocidade ajustada até a cota "100".
Aperte de novo "Alt+G" e escreva = " - 100" (menos 100) e aperte OK.
O eixo irá retornar ao ponto de partida.
Verifique se ele parou "exatamente" sobre o ponto de partida - se não parou, provavelmente o ajuste de sinal pode estar errado.
Pode acontecer que como o movimento foi pequeno e só foram 2 deslocamentos, que a distancia medida apresente um erro muito pequeno de se verificar.
Então outro teste será usinar "em vazio" um trabalho, e verificar se a máquina retorna ao zero quando termina - se não retornar exatamente sobre o ponto de partida, pode ser o mesmo caso...
O ajuste de sinal aparece em baixo de onde se ajusta o numero do pino de passo.
Veja na imagem abaixo, onde diz "Pino Passo é" "Ativo HI" e "Ativo LOW"
Esta imagem está como "Ativo HI" para um L297...