Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Turbo-CNC => Tópico iniciado por: Duque em 29 de Junho de 2008, 18:29
-
Olá
Gostaria de aprender a mandar a máquina para um ponto de referência,que não seja o x0y0z0,pois seto este ponto no contraponto do torno,ou seja minha peça a ser usinada tem seu ponto 0,0,0 em uma linha imaginária entre o ponto e a garra do torno, para aferir se está correto a cordenada 0,0,0 sempre tenho que usinar algum material e aferir no paquimetro e então zerar para 0,0,0 . Seria possível criar um ponto na mesa que servise de referência para a máquina,sendo possível encostar a fresa neste ponto e garantir assim que o eixo 0,0,0 está no lugar.
Puts!! Se não der para entender, colocarei uma foto e tentarei ser mais claro.
Obrigado
-
Duque existem alguns botões feitos para isso, não sei o nome deles em portugues mas em ingles chamam tool setter...
É um botao eletronico que vc vai baixando a fresa e ele seta a ferramenta quando encosta no botão... Assim não tem problema com o tamanho da fresa por exemplo, tipo se vc coloca uma fresa e ela fica com x de mm pra fora da pinça, quando vc troca e praticamente impossivel colocar uma fresa na mesma pinça com o mesmo comprimento pra fora, assim vc zera o eixo da maquina apenas descendo a fresa no botão...
Tem uns projetos desses botoes caseiros na net...
-
Olá Brenck
Obrigado, Já ví em vários vídeos no Ytube este aparelho, mas acho que no TCNC tem algo como um ponto de referência ou algo parecido.
O meu problema está no posicionamento do Z, pois está em um ponto no ar ( eixo do torno ).
-
Duque,
Sim - é possível usa pontos de referência fixos (pontos físicos, como uma haste, um eixo, uma aresta, etc...) que aliás são muito usados na indústria, e principalmente em tornos...
-
Olá Fabio.
Mas como procedo, Acho que se colocar um gabarito no eixo, encostar a ferramenta via jog e usar G92 ( ex.: Z92 Z 0.5 ) este eixo estará setado...
É assim ou tem outro método???
Para queserve os G54, 55, 56 ???
Obrigado
-
Não consegui editar o post, onde se lê Z92 é G92
-
Duque,
Entenda que eu não posso dar uma opinião do que se deve ou não fazer, pois neste caso específico (suponho que falamos de um torno) a coisa é muito mais dependente da máquina do que de uma fresadora.
Pode-se um gabarito que garanta repetibilidade, pois será usado de vez em quando para conferência da posição das ferramentas, pois estamos pressupondo troca ou reafiação.
O método de informar ao programa as referências (por exemplo G92) vai depender de como você quer trabalhar, tanto na hora da geração do desenho como na preparação da máquina, e isso inclui o uso de G54, 55, etc.
No caso de um torno, pode-se usar G54, 55, 56, etc por exemplo quando se usam ferramentas indexadas, ou sistema de troca automático de ferramenta...
São códigos que invocam coordenadas préviamente gravadas em arquivo, e estes pontos podem ser por exemplo as coordenadas das pontas das ferramentas em relação a um ponto fixo na estrutura.
-
Valeu Fabio
Vou fazer um gabarito em metal e aferir de vez em quando, o problema é que por mais que aperte a pinça, esta sobe poucos centésimos ou décimos conforme usino, isto provoca extrema irritação, pois toda peça presisa ser refeita, na tupia da Boch a fresa é colocada na pinça e sua base escora em uma chave de fenta que atravessa o eixo e o trava, depois aperta-se com chave de boca a pinça, quando retíra-se a chave de fenda fica um vão na base da fresa ( dentro da pinça ).
Vai ai uma dica para quem usa esta tupia: cortei um pedaço de uma fresa que coloco antes de inserir a fresa que usarei, adaptei um alicate para travar o eixo no lugar da chave de fenda...
A propódito, minha máquina é uma cnc routher cujo cabeçote sai para fora da mesa e avança sobre um torno, que fica no eixo Y.
Obrigado.
-
fotos.. fotos ... fotos..
posta ai fotos da máquina
-
Olá Fabio Camargo
Acompanho suas montagens e já ví seus vídeos no Ytube, parabéns pelos filhos...
Estou providênciando um tópico para os projetos de usuários, é o mínimo que posso fazer como retribuição ao forum, em particular ao Gilli pelo total desprendimento e dedicação.
Até.
-
opbrigado.. pelos elogio aos filhos.. (alguma eu tinha de fazer direito nessa vida né?)
aguardamos as fotos da maquina.. e boa sorte
-
Olá, como vao voces?
Temos uma microfresadora caseira com 3 eixos aqui e temos estudado um bocado sobre cad, cam, usinagem e inclusive o manual do turbo. Não consegui;
Desculpe se é uma pergunta de iniciantes, mas lá vai.
Bom, tenho uma duvida em relação a orientação dos projetos.
Desenhamos no Autocad e com o ponto zero no canto inferior direito. Faço um quadrado que representa a area util da maquina(300x400) e desenho dentro.
Daí importamos no Artcam (orientação XY zero no canto inferior esquerdo) e criamos o percurso (neste momento apenas projetos 2D simples em MDF).
Daí exportamos no formato NC pro Turbo rodar mas minha maquina tem que ser zerada no canto inferior direito.
Daí a pergunta, é necessário encontrar/alterar o ponto zero no Corel, Autocad e Artcam? Ou independentemente da orientação dos programas é só achar o ponto zero no canto inferior direito (TurboCNC)?
Não sei se consegui explicar direito mas por favor, post ai
-
Caro Amigo;
Eu já apanhei muito com esse tal do Ponto 0 (Melhor do que apanhar do ponto G)
Eu costumo fazer o seguinte.
Cria-se no artcam um arquivo com o tamanho de sua area util (x Y), salva esse arquivo (Mesa.art), ai voce importa o desenho que voce fez , assim o ponto 0 fica mantido sempre, ai é só Salvar Como.
Muitas vezes no voce abrir um arquivo feito no Autocad ou outro desenho, ele assume o ponto 0 de onde ele foi criado, ai não tem como acertar.
Um Abraço
-
Caro amigo Lolata,
Muito obrigado pela resposta.
O Ponto zero tem me dado uma certa dor de cabeça mesmo. Mas agora acredito que o problema está resolvido.
Configurando a mesa X400mm e Y300, vou criar qualquer projeto em qualquer programa zerando no canto direito inferior (olhando como mesa na posição "paisagem").
Sucesso e paz a todos