Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Controle => Turbo-CNC => Tópico iniciado por: Duque em 01 de Julho de 2008, 23:50
-
Olá
Como configurar o TCNC para um eixo angular?
Cofigurei como sendo A, apesar de estar no eixo Y, mas o código foi gerado como A, porém o eixo esta rodando muito mais que o ângulo descrito, não sei condigurar o pitch mm??, etc...
-
Coloquei 360 no pitch e agora á dando certo, mas foi tudo na tentativa e erro, gostaria de saber a matemática da coisa.
-
Bom dia Duque,
Vc tá sumido, recebeu meus e-mails?
Bom na imagem anexa, mostra como configurar o eixo para cordenadas angulares, o restante das configurações são iguais, vc informa a quantidade de passo por volta, etc.. ...Estou em férias na escola agora, e cosnequentemente com um pouco mais de tempo, gostaria de conhecer sua máquina.
-
Aí vai a imagem.
-
Duque,
Você precisa conhecer as características do cabeçote angular em questão...
Por exemplo, se ele usa sem fim e coroa, precisa saber qual a razão de redução usada para poder configurar corretamente o programa...
-
Cledson, estava para ti ligar, pode vir quando quiser, mando meu endereço por e-mail, quanto a tela de configuração, a primeira coisa que eu fiz foi mudar para angular, porém quando aperta a tecla " C " aparecem as configurações de passo, gear- ratio, etc..., é ai que o bicho tá pegando.
Fábio: estou usando a rotação do torno através de uma correia dentada, com proporções iguais de coroas ( identicas ) portanto é uma volta no potor = a 360°.
Acho que o problema é na configuração do pos, ele gera ângulos negativos para sentido horário e o eixo gira sem parar diversas voltas, deletei a mão todos os sinais negativos e ai rodou beleza, é bonito de ver usinando no modo "along axis " , quando falo que foi eu quem fiz tudo, os caras fazem cara de não acredito...
Inté
-
fotos? video?
quando vamos ver essa máquina pegando no batente?
-
Olá Fabio
Tenho uma filmadora miniDV da cannon, mas parou de funcionar o obturador, está na autorizada em Sampa, vai demoprar pra voltar, pois os caras importaram peças... vou tirar algumas fotos com outra máquina emprestada e posto no fim de semana, com fotos fica mais facil de explicar os pobremas...
Inté.
-
Para quem tiver os mesmos problemas vou deixar a solução que adotei.
Quando configuramos o eixo para angular, apertamos a tecla c dentro da área de configuração dos eixos, então aparece um pequeno quadro de configurações ( O Cledson colocou um printS acima ).
Quando configuramos o turbo para rotação ele não entende calculos de polias, apenas para proporção ( diferença entre a do eixo e a do motor ), no local onde está escrito pitch coloque 360mm (este campo corresponde ao passo da sua rosca, no caso de eixo linear), correspondente a 360°, não adianta fazer calculos de diâmetro, medindo a sua polia. O sistema entende que 200 passos do motor ( caso seja deste valor) como uma volta, portanto para 360° coloca-se erradamente mas funcionalmente 360mm.
Dá certinho...
fabio emprestei uma câmera do meu irmão e colocarei ( vou tentar, pois nunca fiz antes ) amanha um pequeno vídeo e algumas fotos.
Inté