Autor Tópico: 4 eixos  (Lida 8249 vezes)

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Duque

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4 eixos
« Online: 12 de Janeiro de 2008, 22:07 »
Olá.

Minha máquina está quase pronta, trata-se de um torno de madeira dentro de uma CNC com 3 eixos, ou seja terá uma fresa trabalhando em cima de um material em rotação ( quarto eixo ), não estou conseguindo informações suficientes para gerar código G com estas características.
Se por acaso alguém tiver algo semelhante peço ajuda.

Tem algo semelhante neste vídeo :


Obrigado

Duque

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Re: 4 eixos
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2008, 22:29 »
Aqui tem um vídeo que mostra em escala maior exatamente o que pretendo:


Até

Offline F.Gilii

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Re: 4 eixos
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2008, 08:42 »
Duque,

Das duas uma:
Ou você usa um programa dedicado à geração de código-G para máquinas de 4 eixos, ou você usa de criatividade e um pouco de matemática e gera um arquivo comum para 3 eixos e o "enrola" para o quarto eixo...

Duque

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Re: 4 eixos
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2008, 18:05 »
Figiili, obrigado pela resposta.

Sendo um programa dedicado para 4 eixos, qual  você recomendaria? O artCam tem suporte para 4 eixos?

Já estou fazendo testes com minha cnc e ainda não defini qual softer vou usar, estou em dúvida entre o TCNC e o EMC2 com linux, este último ainda não testei, mas só ouço coisa boa...

Inté

Offline F.Gilii

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Re: 4 eixos
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2008, 19:30 »
Duque,

Como não tenho máquina de 4 eixos, é uma função que não uso, mas dou preferência para o VisualMill, que é muito mais completo que o ArtCam...(não que o ArtCam não sirva - é questão de gosto pessoal)

Offline Cledson Souza

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Re: 4 eixos
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2008, 08:59 »
Bom dia.

       Senhores, como não sei utilizar o Visual Mill tive que me virar com o Artcam para gerar o gcode para controlar um centro de usinagem 4 eixos. O que fazemos são facas flexográficas, mas como disse o Fábio, com criatividade se chega onde quer, mas te recomendo fortemente que comece aprendendo o Visual Mil, pode até ser mais dificil no começo, mas depois vai se mostrar muito mais robusto e completo.
       
        Eu também pretendo migrar do Artcam para o Visualmill, ou ainda para o powermil, é só uma questão de estudar mais, porque sinto falta de muitos recursos no Artcam.

        Para "enrolar" o desenho em volta do cilindro, precisei fazer modificações no pósprocessador para a necessidade do meu trabalho, como não sabia nada, deu um trabalho imenso, mais olhando agora não é difícil de entender não.

abs,

Cledson Souza

Offline jack_live

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Re: 4 eixos
« Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2008, 10:52 »
Duque,

Das duas uma:
Ou você usa um programa dedicado à geração de código-G para máquinas de 4 eixos, ou você usa de criatividade e um pouco de matemática e gera um arquivo comum para 3 eixos e o "enrola" para o quarto eixo...
Fábio como seria essa "enrolação"? estou a tempos querendo fazer um 4º eixo e uma hora dessas me jogo de vez nessa tarefa.

Offline Cledson Souza

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Re: 4 eixos
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2008, 11:36 »
Jack, sei que a pergunta foi para o Fábio, mas vou tentar adiantar algo:

           Quando o Fábio fala em enrolar, quer dizer que você vai fazer o desenho como de estivesse desenhando numa folha de papel (2D), gera todos os percursos e o pós processador pega um dos eixos, no meu caso o y e transfere as coordenadas para o eixo rotativo, já calculadas em graus.

           Veja o exemplo anexo, estas figuras serão gravadas em torno de um cilindo.

Abs,

Cledson Souza

Duque

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Re: 4 eixos
« Resposta #8 Online: 24 de Janeiro de 2008, 11:29 »
Olá, Cledson

Não tenho muita idéia de como farei, mas estou pensando em colocar a peça no eixo do torno e fresa-la de um lado, depois de terminado girar 180º e usinar a outra face, parece que pode funcionar. desta forma poderei trabalhar com 3 eixos, se o torno for girado manualmente.
Desculpe a ignorância, mas como seria o funcionamento de um pós-processador?

Outra dúvida, quando a ferramenta passa pela peça sobre o torno com o eixo rotativo, ela imprimi-rá sua forma usando apenas 2 eixos longitudinal e profundidade, logo apoz o eixo fira um pouquinho e a história se repete, não seria possível então usinar com apenas 3 eixos?

Valeu.

Offline Cledson Souza

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Re: 4 eixos
« Resposta #9 Online: 24 de Janeiro de 2008, 12:42 »
Boa tarde à todos.

         Duque, o pós-processador pode ser resumido com sendo o arquivo que guarda todas as configurações referentes à determinada máquina, por exemplo se você programa para várias máquinas usando o mesmo softaware, todas as vezes que for gerar o programa para uma máquina diferente, basta apenas indicar qual pós-processador que usar (qual é a lista de configurações da máquina). A grosso modo e de forma muito resumida é isso. Quanto ao uso, é o seguinte: quando você vai salvar os percursos, você simplesmente indica qual o pós quer usar. Te recomendo que visite o link de dúvidas sobre o artcam, que é o software que utilizo, pra ter uma idéia melhor.
     
         Continuo te recomendando que utilize o visual mil, pelo fato de ele já controlar diretamente 4 eixos, no artcam oque faço pode ser entendido como gambiarra, embora funcione muito bem para minha aplicação.

         Sobre a possibilidade de se utilizar apenas 3 eixos, vai depender apenas do tipo de trabalho que quer realizar:

         *Caso não haja problema em que a ponta da ferramenta esteja sempre voltada ao centro de rotação da peça, pode-se utilizar apenas 3 eixos sem problemas. Essas peças nas fotos acima são feitas desse modo, posiciono a mesa y embaixo do eixo árvore, mas durante a usinagem são interpolados apenas 3 eixos.

         * Caso você queira abrir canais paralelos por exemplo em torno de um cilindro, a ferramenta nem sempre está voltada ao eixo de roração da peça, e tal movimento exige interpolação de 4 eixos simultâneos.

         Forneça mais detalhes sobre os trabalhos que vai realizar, para que possamos ajudá-lo melhor.

Abs,

Cledson Souza


         

Duque

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Re: 4 eixos
« Resposta #10 Online: 24 de Janeiro de 2008, 17:57 »
Cledson

Vou fabricar iscas artificiais para pesca, são usinadas em madeira "tipo" balsa, algumas são simples, pois são cilindricas, já fiz alguns códicos G manualmente e funcionam bem. Porém outras são com detalhes ( como impressões de escamas ) e exigem um estudo melhor.
Estou praticando o Turbocnc e tentando algo no ArtCam, não baixei o Visualmill, vou procurar.

Obrigado.

Offline Cledson Souza

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Re: 4 eixos
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2008, 23:17 »
Boa noite.

              Duque, acredito que com três eixos possa fazer belas iscas sim, mas terá que virar de alguma maneira a peça para usiná-la no verso. Uma limitação que vejo, é em relação à emenda que ficaria no dorso e na barriga da isca.
 
              Uma máquina com 4 eixos de renderia muito mais profissionalismo e qualidade nas peças, mas um custo muito mais alto também na confecção da máquina, mas como se trata de usinagem em material leve, e que também não requer precisão milesimal ou centesimal, acredito que seja possível fazer um 4º eixo de baixo custo com alguma qualidade.

               Mas fazendo uso do jargão do Fábio: é apenas minha opnião, muitos aqui no fórum tem vasta experiência com modelismos diversos, acredito que em algum momento já precisaram fazer alguma usinagem do tipo, não na forma, mas no procedimento, e estes podem te orientar melhor em relação aos resultados.

Abs,

Cledson Souza

 

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