Qual Gecko vc tem aí ?
Nesta máquina CNC para testes estamos utilizando um driver Gecko G212. Não sei se é alguma limitação do driver ou do motor de passo ou até mesmo do dimensionamento da fonte. Só sei que com mais de 16 KHz o troço não vai.
Amanhã estarei analisando os datasheets do driver e do motor de passo para poder entender melhor.
Penso que o ideal seria testarmos também outros drivers e motores já que muitos usuários usam outros drivers.
Sobre o uso do osciloscópio nos testes, concordo que será muito importante na depuração do programa e estarei providenciando.
Agora sobre o jitter e latência eu concordo 100%, mas o maior problema que temos não é apenas com a otimização das rotinas do driver ou TurboCNC e sim com a otimização do Windows, mas penso que para isto também deva ter uma solução ideal.
Outro dia o Sr. Adilson comentou da possibilidade de desenvolvermos o TurboCNC para Linux, penso que seria interessante, mas não abro mão da versão para Windows já que tomei isso como um desafio.
Será que o Windows 7 vai superar o desempenho do XP SP3? Pq o Vista infelizmente deixou muito a desejar, mas estou torcendo que sim;
Outro dia aqui mesmo no fórum se não estou ficando maluco, perguntaram se não seria melhor continuar com o TurboCNC em MS-DOS.
Eu respondo que ele também vai continuar em MS-DOS, mas a idéia do projeto TurboCNC 5 for Windows é explorar os novos Sistemas Operacionais da Microsoft já que são os mais usados no mundo, nada contra o Linux, também considero este SO. Infelizmente o projeto Kylix foi abandonado, se não o TurboCNC 5 na teoria já estaria rodando também no Linux.
A CodeGear já comentou que vai lançar um compilador 64 bits para o Windows 7, se isso for verdade em breve o TurboCNC 5 também vai rodar em 64 bits no Windows 7 e poderemos continuar explorando os avanços dos SOs e processadores.
Agora seria maravilhoso mesmo se a Microsoft desenvolve-se um SO real-time mais voltado para a Automação. Concordo que ainda é uma ilusão! :b
Sei que existem vários SOs real-time com essa finalidade, mas a maior dificuldade infelizmente é o suporte ao “hardware” e ferramentas de desenvolvimento.
Outro dia quase fiquei crazy ao instalar o QNX em um PC. O troço é muito chato de instalar e não reconheceu quase nada da minha máquina. Desanimei! ;(
Então por que não portar para Linux? Concordo, e existe a possibilidade. Mas o desafio no momento é rodar bem em Windows.
Acho que tomei muita cachaça e falei d+ rsrsrsrs
-Anderson