Jorge, voce é muito mau...he he he !
Sou. E de vez em quando fico pior ...
Voce sabia que muitos chegam aqui, motivados a fazer uma fresa CNC justamente por acharem que fresar PCI é a melhor soluçao !!!?
Sabia. Mas não posso ser responsabilizado pelas ilusões de nínguém, né ?
E eu sou uma dessas pessoas...
Só lamento.
Voce poderia ser um pouco mas solidario e expor a sua opiniao de porque fresar nao é a melhor opçao?
Solidário ? Vc quer dizer, sentar ao lado dos desiludidos e chorar junto ?
Falando sério: a coisa é suja, volumosa, demorada, barulhenta, dispendiosa, complexa e o resultado é de modo geral de má qualidade. É "só" por isso que não considero como a melhor opção e é "só" por isso que considero uma das piores, muito especialmente no caso de quem pretenda fazer uma fresadora apenas com esse objetivo.
CNC tem o seu lugar na confecção de placas, é fantástico pra uma das piores tarefas, a tediosa, demorada e importante furação. É excelente tb para cortar placas em formatos especiais, pra abrir ranhuras, etc ... mas a relação custo/benefício no que se refere à fresagem das trilhas e ilhas é muito desfavorável quando comparada a qualquer outro método.
Nada contra usar uma fresadora já disponível, possívelmente se obterá resultados aceitáveis, considerando um protótipo, ou uma ou outra plaquinha de vez em quando, mas pra quem precisa confeccionar placas frequentemente, recomendo enfaticamente o método fotográfico, ainda imbatível em todos os aspectos, com exceção de um, o preconceito e a preguiça dos usuários, que não fazem os ensaios para determinação da exposição adequada, não seguem as instruções, etc ...
Note bem, a questão aqui não é a da impossibilidade, é a da viabilidade técnico-econômica, o dispêndio de tempo e dinheiro necessário para que se alcancem resultados consistentes e de boa qualidade.
É mais ou menos isso, em resumo. Tô com tempo limitado e não vou estender o discurso, espero ter esclarecido ao menos os aspectos fundamentais. Coloque seus comentários, respondo quando puder.