Caro colega agnm1, se você for burro eu também sou, porque estava na mesma situação. Mas como ninguém nasce sabendo como todos que estamos aqui para aprender, vou te explicar:
Peróxido de Hidrogênio (H2O2) – Conhecido pelos mortais como água oxigenada. Existem várias soluções encontradas no mercado, solução a 3% (essa é aquela que se encontra nas farmácias), a 30%, 35%, 50% (que é usada para limpar bijouterias), 60% e 70%. A solução usada para fazer a corrosão nas placas de circuito impresso é a solução a 50%.
Ácido Clorídrico (HCI) – Também conhecido como ácido muriático. Mas com uma diferença. Vou explicar melhor: Ácido muriático e ácido clorídrico são a mesma coisa. A diferença é que o ácido muriático é mais impuro (não sei qual a composição dele, mas acho que seja 12%), enquanto que o ácido clorídrico é mais puro (45% de pureza). (Cuidado ao manusear esse ácido, que é extremamente perigoso, além de ser muito corrosivo, emite um cheiro muito ruim que pode causar problemas respiratórios).
Quanto a proporção para uso:
Primeiro separe os componentes de acordo com as quantidades dadas a seguir:
350 ml de água
100 ml de HCI - 45% de pureza (Ácido Clorídrico)
20 ml de H2O2 - 50% de pureza (Peróxido de Hidrogênio)
Se tiver que mudar a concentração de algum desses produtos, siga a proporção dada na tabela acima.
Ao misturar todos os componentes lembre-se da regra que aprendemos no colegial:
Sempre dissolva o ácido na água e nunca a água no ácido!
Coloque o ácido previamente medido na água, depois coloque o peróxido de hidrogênio e agite bem a mistura.
Cuidado ao manejar essas substâncias, use equipamentos de proteção!
Se você gostar de química, aí vai a reação que ocorre durante o banho:
H2O2 → H2O + O
Cu + O → CuO
CuO + 2 Hcl → CuCl2 + H2O
Quanto as tintas usadas para confeccção da placa, é o seguinte:
A tinta é conhecida como emulsão fotossensível (tem várias cores, azul, rosa e verde). mas ela não funciona sozinha. Você tem que comprar também um produto chamado sensibilizador. Os dois são vendidos em lojas de produtos para estamparia e serigrafia. Quando eu comprei, os dois me custaram R$11,90. Quer dizer o sensibilizador é que age em cima da emulsão. Você vai entender quando usar na placa. A proporção é a seguinte:
Para uma placa de 10x15 você usa 5 ml de emulsão e 5 gotas de sensibilizador e 2 gotas de cola(qualquer cola escolar). Isso mesmo. A cola é que faz a tinta ficar homogênea na placa. Faça um teste com a cola e sem a cola. Primeiro sem a cola: A tinta fica disforme na placa com partes com camada grossa de tinta e partes com uns buracos enormes. Isso porque a tinta não adere bem à placa, principalmente se você tocar muito nas superfícies da placa. Se você tiver a disposição um conta gotas é melhor. Eu uso assim. Quando for fazer a solução, use um bastão fino ou um palito de picolé e mexa bem devagar para não criar bolhas. Se você quiser dar uma segunda mão, às vezes é bom, mas na minha opinião (só uma opinião, isso vai ao gosto de cada um) eu só passo uma porque fica uma camada fina, melhor pra retirar a tinta que não pode ficar na placa. Antes que eu me esqueça, não faça a solução em lugar muito claro porque pode queimar antes da hora. Faça em lugar um pouco escuro (não precisa ser muito). Quando a solução estiver bem seca na placa, coloque o negativo em cima da tinta seca. Eu uso dois pedaços de vidro para que o negativo fique bem preso à placa. Para queimar a solução na luz tem dois jeito.
Na luz do sol: Procure uma hora em que o sol esteja bem quente, coloque a placa ao sol e deixe por três minutos. Nem mais nem menos.
Se for lâmpada: Use uma daquelas lampadas Halógena de 1000W a 40cm de distância da placa por 1 minutos.
Espero ter ajudado! Obrigado.