Segunda Parte.
Vamos colocar a câmera em projeção paralela e ajustar a visualização para right.
Agora vamos traçar uma linha guia partindo da base a uma distancia de 16,5mm. Essa distancia vai corresponder a base verdadeira do veículo, em seguida traçamos uma segunda linha guia a partir da primeira com 1,5mm (metade da espessura do material de 3mm) que servirá de referência para o centro das rodas.
Da lateral esquerda traçamos uma linha guia com 48mm e outra partindo da direita com 53mm conforme figura 09.
Com a ferramenta círculo clique no cruzamento das linhas, arraste e digite 16 direto no teclado.
Observe que não obtemos um círculo perfeito (imagem 10). Por padrão o Sketchup não trabalha nativamente com curvas. As curvas que ele produz são na verdade segmentos de linha reta. O circulo que desenhamos possui apenas 24 segmentos, para que tenhamos um círculo mais suave vamos refazer esse círculo usando o dobro de linhas (48).
Apague o círculo anterior (dois cliques sobre ele para selecionar ao mesmo tempo a face e a borda e pressione "delete".
Clique na ferramenta círculo e digite 48 direto no teclado.
Agora repita a desenho do cíirculo da mesma forma descrita anteriormente. Observe que agora temos um circulo mais suave, (imagem 11).
Clique duas vezes para selecionar todo o objeto e em seguida agrupe.
Clique novamente duas vezes para editar o grupo e do mesmo centro da circunferência desenhe três novos círculos, um com 3,5, outro com 5 e o último com 10mm, (imagem 12)
Para visualizar o desenho de referencia por trás do círculo da roda use o modo de visualização x-ray, menu "view/Face Style/X-ray", ou ative a toolbar em "view/Toolbars/Face Style".
Da linha vertical central trace uma linha distante 1mm para a esquerda e mais uma para a direita, depois repita a operação traçando outras duas distantes também 1mm pra a esquerda e para a direita conforme a imagem 13 em anexo.
Agora clique na ferramenta arco e mude o numero de segmentos para 24. Dessa forma vamos obter uma curva de arco mais suave como no círculo da roda, (imagem 13).
Em seguida desenho os arcos conforme a figura 14 e 15 usando como auxílio as linhas guia. Podemos também definir a curvatura digitando o valor do arco logo que definimos os dois pontos de início e fim.
Dê um clique duplo na nova forma criada (pétala da flor - raios da roda) para selecionar a face e a borda em seguida agrupe, (imagem 16)
Com a ferramenta Rotate clique no centro de origem da circunferências da roda e leve o cursor até o topo da nova forma (pétala),até localizar o seu centro vertical, (imagem 17).
Em Seguida pressione "CTRL" para duplicar a forma enquanto gira pra a esquerda. Digite 60 direto no teclado para definir o ângulo de giro e pressione enter.
Clique no campo de entrada de valores e digite "*6" (sem as aspas) e pressione enter. O Comando repetirá a última operação (giro de 60°) 6 vezes, (imagem 18).
Por hoje é só pessoal... creio que já deu pra aprender algumas operações simples mas bastante interessantes.
A aula é curta pois fazer é rápido mas explicar e descrever o que está se fazendo demora um bocado.
Anexei também o Arquivo fonte do fim da aula passada e o arquivo fonte do final desta aula.
Abs.
Paulo Marcos G. Bubolz
----------------------------------
Design libertário - Arquivos Gratuitos para Fresa/Corte