Guia CNC Brasil - Tudo sobre CNC, Router, Laser, Torno e 3D Print
SOFTWARES => Software CAM - Geral => VisualMill => Tópico iniciado por: undersearch em 07 de Abril de 2009, 18:56
-
Gostaria de entrar em contato com aqueles do fórum que usam ou já utilizaram desta poderosa ferramenta de CAM que é o Visualmill, da Mecsoft Corporation,
www.mecsoft.com/visualmill.shtml, que agora está na versão 6.0 mas se popularizou aqui no Brasil com sua versão 5.0.
Neste tópico, vamos ver quantos do fórum usam a ferramenta. Basta se apresentar com algum comentário sobre o programa.
-
Começando por mim, então, meu nome é Rogério e minha primeira experiência com o Visualmill foi um tutorial postado (acho que aqui mesmo) pelo amigo Viu Mau. Embora o software todo em inglês, achei bem fácil trabalhar no programa e continuei aprendendo já a quase um ano. Tem suprido bem minhas necessidades de gcodes em 2D e 3D e com o tempo adquiri um micro com uma cópia registrada do mesmo, e hoje tenho boa documentação (em espanhol e em inglês) sobre o programa.
Quem mais se habilita?
-
Estou em vias de começar a operar a minha router mas ainda não defini qual o programa que vou operar, e o Visualmill é um dos que eu já ouvi falar a respeito, poronde posso começar ?
Valeu!
-
Olá Daniel, saiba que o Visualmill é todo em inglês, enquanto que o Artcam é em português. Se quiser um bom começo no Visualmill, comece por onde eu também comecei, isto é, pelo tutorial do colega Viumau, aqui mesmo neste forum, no link
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,221.0.html
E, pessoal, continuo a procura de quem aqui do Forum já usa o Visualmill. Se tiver alguém, por favor, apresente-se para trocarmos opiniões e dicas de trabalho.
-
Olá,
Também uso praticamente só o VMill, pois tem o 4º eixo, também comecei com o tuto do Vilmau, com o tempo, fui adquirindo mais experiência, ainda engatinho um pouco, mas acho que não uso nem 10% da capacidade do soft, podemos trocar dicas.
Uma das coisas que notei é que ele tem muitas taticas de usinagem e tem que tentar usar várias para saber qual mais se adapta a peça usinada em questão. Gosto muito.
-
Olá Duque. Meu nome é Rogério. Eu também acho que ainda estou engatinhando no aprendizado do Visualmill, pois é uma ferramenta poderosa... E tendo tudo em inglês e espanhol (manuais), temos que ainda enfrentar o problema de tradução.
Quanto ao seu comentário, realmente os recursos vão de acordo com a estratégia: Quer furar, use 2.5 e Thread Milling. Quer gravar/ escrever, use 2.5 e Engraving. Quer desbaste 3D, use 3 e Horizontal Roughing. Quer relevo direto, use 3 e Parallel Finishing. E há ainda uma infinidade de outras opções que nunca usei, mas gostaria.
Você abre arquivos nele em formato .3dm, .dxf ou outro formato?
Poste mais dicas. Vamos encher o tópico.
-
Ola!
Geralmente, quando usino em vetores, uso o artcam, pois é mais intuitivo e facil, ma, quando uso para 3d me adaptei melhor com o visualmill. Geralmente mando usinar com uma fresa de topo maior ( exp. 6mm ) em hor. Rou. e depois uso paral. finish com 2mm se mesmo assim houver rebarbas, passo horizontal hill, ou finish...
Uma coisa que é certo é a fidelidade da representação gráfica em relação ao ababamento final da peça, fica identico. Aquela rebarba minuscula que agente pensa que é falta de resolução ou outro coisa qq fica impressa na peça acabada.
Inté
-
Oi pessoal,
Tenho uma dúvida que provavelmente será considerada por demais básica, mas como ainda não a esclareci, preciso perguntar. O ArtCam eu ja sei qual sua utilidade... Mach2 e 3, TCNC, EMC etc.. também já conheço suas funções...
Agora no caso deste VisualMill.. ele substituiria qual dos programas acima? Apenas os de edição, os controladores de hardware ou os dois?
Nele é possível fazer a edição do arquivo, tipo criar relevo, etc.. e depois enviar o g-code criado direto para o hardware, sem, por exemplo, passar pelo Mach? Ou apenas cria os relevos, gera o código e depois este é enviado para o programa que controla a máquina?
Tenho esta pequena dúvida e gostaria que algum colega comentasse, por favor...
Já tive o prazer de compartilhar de horas agradáveis com meu amigo Cláudio Duque, nalgumas ocasiões que ele veio até aqui em casa, mas esqueci-me de questioná-lo a respeito..
Abraços a todos,
Eduardo
-
Edú,
O VisualMill é um programa conversor de desenhos sólidos ou vetoriais para código-G.
O ponto forte deste programa é a escolha de diversas táticas de usinagem em 2 ¹/²D e 3D com 3 e 4 eixos (não tenho certeza se faz 5 eixos).
Para todas as táticas, ele oferece uma vasta gama de ajustes finos que ajudam o operador no detalhamento e no cumprimento de determinadas tarefas de usinagem.
Na minha opinião pessoal, uso o VisualMill para geração de arquivos de corte à partir de sólidos 3D ou quando a tafefa é mais séria e mais complexa, pois usando o ArtCam não consigo o mesmo refinamento de detalhes nem o mesmo controle sobre as tarefas.
Encurtando:
Uso o ArtCam para tarefas em 2 ¹/²D e o VisualMIll para tarefas em 3D.
-
Hoje uso o visualmill versão 6.0 é muito bom... ;)
-
Mudei de emprego e estou afastado do fórum a um bom tempo, mas, as coisas estão se ajetando e aos poucos retorno.
Vilmau, a versão 6 é show de bola, mas a minha não funfa ??? :'(
na 6 tem plugn's ( visualCam ) que transformam este soft numa poderosa ferramenta, pois gera do desenho ao código.
Tô com a 5.
inté
-
Amigo Duque te mandei uma MP... ;)
-
Também uso o Visual mill 5.0,não tive contato com 6.0 ainda, dois colegas de trabalho tiveram um treinamento pela Makoto em Porto Alegre e me ensinaram.
Hoje dentro da empresa eu sou o que mais utiliza deste programa,mas tem ferramentas que eu não tenho o costume de usar,e outras não faço ideia como utilizar.
-
Posta as suas dúvidas que agente tenta passar as dicas.
Tô ficando craque, de tanto apanhar, neste que acho o melhor soft de converção para código G, principalmente porque uso o 4º eixo.
Até
-
Onde eu consigo o VisualMill que funcione?? Eu fui no site, baixei a versão 5.0, mas não funciona.
Ele apresenta essa mensagem:
"Dongle is not connected to Computer/Network or all licenses have bem exhausted in Network Dongle!"
O que eu faço ??
-
Estou tentando aprender o Visualmill 6.
Seguindo o tutorial 1 (machining a gasket) , tudo
vai até:
Create Tools
To machine the above part we will now create a ½ inch (0.5”) Flat End Mill.
1. Go to the VisualMILL-Tools browser that is located below the VisualMILLMOps
browser and select Create/Edit Tools. Select the Tool Type to Flat End
Mill
Não consigo achar o "tool browser".
Agradeceria uma ajuda,estou tentando a horas.
Tenham todos uma boa noite
josafá
-
Qual pos processador vcs estão usando para o turbocnc???
tentei usar o que vem nele mas ele gera uns codigos que o turbocnc aqui não processou
vou colcoar as 3 primeiras linhas do g-code gerado
N1 G17 G21 G28 G40 G49 G80 G90
N2 G00 G40
N3 T0 M6
Mensagem do turbocnc (nenhum eixo com interruptor de home foi definido)
depois que eu apaggo o g28 ele da outras mensagem (palavra g40 nã foi implementada, continuar execução?
só funciona se eu excluir o g28 e confirmar a execução. Tentei editar o pos processador, mas na janela que abriu não identifiquei nada relacionado os interruptores de eixo
Alguem teve esse problema?
Alguem tem um pos processador rodando no turbocnc sem dar essas ocorrencias?
abraços
Sanches
-
alguem poderia me indicar um Pos no Visualmill com interpolação circular?
de preferencia em mm (G21).
Grato
-
http://www.mecsoft.com/Posts/Mach3.spm
-
Fabio,
me desculpe, mas meu conhecimento na área é precario.
Eu devo pegar esse arquivo, copiá-lo na pasta dos pos do visualmill e usá-lo?
grato, Jorge
-
Jorge,
Há uma pasta de pós processadores que é criada na instalação do programa - eu não lembro decor onde está, mas se fizer uma busca pela extensão, creio que encontrará o lugar certo...
-
Fabio,
esse pos que vc me arrumou é muito bom. Vai me ser útil.
Novamente, muito agradecido.
Valeu!
-
tutorial lógico para visual mill 5 e 6, apostilas e videos http://www.mecsoft.com/website/visualmill_tutoirals.htm (http://www.mecsoft.com/website/visualmill_tutoirals.htm)
-
Estou com uma duvida no visualll mill6, após gerar o g-code post mach3 do visualmill, eu fiz uma simulação no mack3, e fiquei surpreso ao ver que o tempo para usinar uma peça pequena esta levando mais de 40 horas, sera isto pode ser um problema do post?
-
Outra perguntinha, que posts devo usar para gerar um arquivo para o mach3 com 4 eixos?
-
Ivan,
Creio que o tempo de usinagem está intimamente ligado à certas escolhas de ferramentas e táticas...
Uma das causas pode ser por exemplo o uso de ferramentas pequenas em diametro para desbaste.
Falando de forma generalista, normalmente se usam ferramentas grandes no desbaste, e vai-se diminuindo até chegar nos detalhes, que deverão ser feitos com ferramentas pequenas.
O visualMill tem táticas onde se pode selecionar apenas partes dos relevos que se queira fazer, o que faz com que se ganhe em tempo, já que uma ferramenta pequena é lenta por natureza devido à sua baixa capacidade de remoção de material.
Se não me engano se chama "feature machining" ou algo assim
-
Fabio,
Entendo, mas estou fazendo uma simulação com ferramenta de 12mm a longos passos 3, isto em uma peça de 240 de comprimento por 40 mm de d. :P
-
Ivan.
Tem desenho (jpg) que eu possa ver o que é?
Já verificou as velocidades e a profundidade de corte?
-
Fabio,
da uma olhada, eu usei estas configurações
-
Ivan,
Eu vejo que nas janelas de velocidades todos os números estão com ponto...
Experimente escrever sem o ponto - podem, ser números inteiros ...
Algumas sugestões:
- "Plunge, Aproach, Engage" pode ser algo como 750 ou 1000 mm/min (talvez isso seja muito alto - se for, baixe para algo em torno de 500)
- "Cut e Retract " podem usar as mesmas velocidades - experimente algo como 2500 ou 3000
O resto está bom
-
obrigado Fabio,
vou tentar, no momento estou usando a técnica de 4th Axis Rotate Table, aquela que você me sugeriu de usinar em 4 etapas...
-
Ivan,
Eu vejo que nas janelas de velocidades todos os números estão com ponto...
Experimente escrever sem o ponto - podem, ser números inteiros ...
Algumas sugestões:
- "Plunge, Aproach, Engage" pode ser algo como 750 ou 1000 mm/min (talvez isso seja muito alto - se for, baixe para algo em torno de 500)
- "Cut e Retract " podem usar as mesmas velocidades - experimente algo como 2500 ou 3000
O resto está bom
Fabio, estava ai mesmo o problema, por favor você pode me ajudar com a tradução destes itens em negrito?
-
"Plunge" = afundar, mergulhar - é a velocidade de mergulho vertical da fresa (ou broca)
"Engage" = engrenar, engatar - em algumas táticas, há como fazer uma aproximação ou entrada no material de forma circular (ou linear) - alguns chamam isso de "lead in" e "lead-out" (entrada e saída
"Retract" = retrair, retração - é a saída da ferramenta do material, conforme comentado acima.
"Aproach" = Aproximação - não sei exatamente o que faz, mas tenho a impressão que é uma velocidade usada para posicionar a fresa quando estiver relativamente perto do material - deve ser algo entre G00 e a velocidade de corte, mas não tenho certeza.
"Cut" é a velocidade de corte em interpolação linear (G01) ou circular (G02 - G03)
-
"Plunge" = afundar, mergulhar - é a velocidade de mergulho vertical da fresa (ou broca)
"Engage" = engrenar, engatar - em algumas táticas, há como fazer uma aproximação ou entrada no material de forma circular (ou linear) - alguns chamam isso de "lead in" e "lead-out" (entrada e saída
"Retract" = retrair, retração - é a saída da ferramenta do material, conforme comentado acima.
"Aproach" = Aproximação - não sei exatamente o que faz, mas tenho a impressão que é uma velocidade usada para posicionar a fresa quando estiver relativamente perto do material - deve ser algo entre G00 e a velocidade de corte, mas não tenho certeza.
"Cut" é a velocidade de corte em interpolação linear (G01) ou circular (G02 - G03)
Puxa isto que é aula!
Obrigado pela pforça ;)
-
Fabio,
Da uma olhada no pé da mesa ;D , com a fresa 6, olha a quantidade de operações (4) este seria um desbaste hrs:2.56 no mach3, com a fresinha 3 Hrs quase 6 horas, amanhã vou btentar fazer o que você falou de otimizar as ferramentas por necessidade de regiões, se eu usar a fresa 12 para desbastar leva só Hrs: 1.28 8)
-
Pessoal encontrei um vídeo muito interessante sobre otimização da programação no VisualMILL. Esta otimização é realizada com auxílio da Base de Conhecimento do VisualMILL.
Neste vídeo a peça foi programada em 1min e 30s com operações de faceamento, contorno externo e abertura de cavidade.
Otimizando processos no VisualMILL for SolidWorks.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=GObFNB7QBek#ws)
-
Pois é - este é um dos motivos porque eu gosto do VM - além de flexível, é muito eficiente na geração de percursos mais complexos.
-
Pessoal encontrei um vídeo muito interessante sobre otimização da programação no VisualMILL. Esta otimização é realizada com auxílio da Base de Conhecimento do VisualMILL.
Neste vídeo a peça foi programada em 1min e 30s com operações de faceamento, contorno externo e abertura de cavidade.
Otimizando processos no VisualMILL for SolidWorks.wmv (http://www.youtube.com/watch?v=GObFNB7QBek#ws)
Caro Márcio,
Este video foi muito útil para destacar algumas funcionalidades do software. Mas eu recomendo o ESPRIT como melhor opção de CAM, por atingir máquinas complexas.
Artur Leite
Técnico em Ferramentas CAM
-
Vídeo referente a associatividade no VisualMILL for SolidWorks, onde o VisualMILL reconhece qualquer alteração no modelo da peça e recria novos percursos de usinagem.
Associatividade VisualMILL for SolidWorks (http://www.youtube.com/watch?v=VaSoPT2TJmU#ws)
-
Pessoal,
Estou tentando criar um percurso do vm6, só que da seguinte forma, para usinar uma peça no quarto eixo sendo que esta será dividida em 4 partes de 90º e usar o rotate tabble, porem não esta dando certo, alguém conhece algum tutorial para isto, me lembro de ter feito uma vez mas agora não tenho a minima idéia de onde esta isto :o?
-
Ivan,
Veja se aqui voce encontra o que procura:
http://www.mecsoft.com/MillSelfTraining.shtml (http://www.mecsoft.com/MillSelfTraining.shtml)
Se não me engano é o tutorial 14...
-
Grande Fabio!
Obrigado! :D
-
Achei ouro, pelo menos pra mim! 8)
VISUAL MILL PART1 (http://www.youtube.com/watch?v=cDGct4l8ceM#)
-
Pessoal, quem tem paciência tem.. mas acho que este não deve ser o caso!
Estou tentando gerar o percurso de usinagem para o quarto eixo e depois de alguns dias de insistência estou acreditando que da forma que estou querendo é impossível!
Gerar o percurso 4th Axis Roughions, sempre fica esta sobra amarela, já tentei com uma porrada de ferramentas diferentes e nada, mudei diversas configuraçãoes e nada, então pergunto para este tipo de peça não funfa mesmo?
A baixo uma foto da peça desejada e de como ela esta saindo...
Eu consegui fazer com o sistema rotary table... mas a se desse certo com o modo 4th Axis Roughions! :'( :'( :'( :'(
-
Se alguém quiser tentar a sorte e o desafio ai vai o STL da peça :P
-
Bom dia.
Estou para usar esse programa e terei um treinamento sobre, quando tiver esse treinamento posso ajudar no que for possivel.
Tambem preciso usinar com 4 eixos.
Abraço.
-
Ismael,
É isto ai a união faz a força!
-
Ismael,
Quantas horas é a duração deste treinamento até 4 eixos?
Nos falamos
-
No ArtCam existe a função “ Usinar ao longo do vetor”, no VisualMill qual seria a função correspondente no 4 Eixo? ???
Obrigado
BioSP
-
Fgilli.
Preciso usinar acento anatomico, uma vez vc me fez um programa em 3D não sei se lembra, postarei o arquivo.
Vc usou o VisualMill. Para fazer esse programa se eu tiver o desenho em dwg consigo converter conforme amostra do seu programa ?
Abraço Ismael.
-
Talvez - mande o desenho em DWG para eu ver..
-
Fgilli.
Esse é um deles.
-
Fgilli.
O que vc acha ?
Abraço
-
Lindo assento... :)
-
Fgilli.
Tambem acho, vc acha que da para fazer em qual programa mais facil ?
Abraço
-
Bom dia.
Tentei instalalar o Visual Miil 5.0 e quando vou abrir da erro, estou tentando instalar o 6.0.
Tem alguma configuração a fazer ?
Abraço
-
Tambem acho, vc acha que da para fazer em qual programa mais facil ?
Não sei ao certo em qual é mais fácil - eu tenho facilidade em fazer isso no ViisualMill
Lembre-se que talvez será melhor fazer o desenho em sólido para poder extrair os relevos que voce quer
-
Fgilli.
Ok perfeito mas instalei a versão 5.0 e não funciona estou instalando a 6.0.
O que pode ser ?
Abraço
-
instalei a versão 5.0 e não funciona estou instalando a 6.0.
O que pode ser ?
Não sei o que pode ser - voce mais uma vez não explicou absolutamente nada do que está acontecendo, portanto não se pode ajudar assim :)
-
Fgilli.
Quando vou abrir O Visual Mill 5.0 aparece uma mensagem de erro.
"Dongle is not connected to Computer/Network or all licenses have bem exhausted in Network Dongle!"
Abraço.
-
Fgilli.
Agora consegui instalar
Instalei antes o Visual Cam 1.0 ai depois consegui instalar o Visual Mill 6.0.
Agora consegui abrir a tela, preciso fazer mais alguma coisa, para começar usar ?
O desenho que tinha mandado em dwg não esta em 3D não tinha percebido, tem como fazer com esse desenho no Visual Mill e gerar uma curvatura na hora de gerar o programa ou não ?
Vc falou que é melhor abrir desenhos em 3D e não fazer no Visual Mill é isso ? Eu consigo importar desenhos em 3D para ele direto ou tem que instalar mais alguma coisa no Visual Mill ?
Pois tenho desenhos em 2D que seria esse que vc viu, ou teria que fazer em 3D depois importar, para depois gerar o G-code.
Abraço.
-
Ismael,
Começe estudando o programa e vendo o que ele é capaz de fazer - depois decida se o melhor é fazer à partir de desenhos em 2D ou em 3D...
Creio que este seja o melhor caminho.
-
Fgilli.
Estou testando o Visual Mill importei uma peça em 3D gerei um percurso e na hora de gerar o G-code da erro, o que pode ser ? Seguinte mensagem " Cannot post while running Demo mode !
Tudo bem que é demo mas como vou testar o G-code ?
Abraço
-
Não sei o que pode ser Ismael - aqui não tenho este tipo de problema...
-
Normalmente os softwares Cam em versão Demo não deixa pos processar ... teoricamente se a simulação foi satisfatória a usinagem tambem será...
-
Bom dia.
Vc tem a licença do Visual Mill para usar, como vcs fizeram tenho a versão 6.0 sera que pode ser isso, pois na hora de instalar bem no final apareceu um erro mas não lembro o que era mas apareceu pode ser isso.
Instaleu em dois computadores e aconteceu nos dois.
O que fazer ?
Abraço
-
Bom dia.
Quando faço simulação esta ok na hora de gerar o G-code, aparece esse erro que citei.
O que fazer ?
Abraço.
-
Compre o Software ;D ;D ;D...
Ou arrume um free, não conheço mas tenho certeza que alguem aqui pode indicar algum.!!!
-
Eneias.
È isso ai,o problema que preciso usinar umas peças e não consigo.
Desde ja agradeço que poder me ajudar.
Abraço.
-
Boa Noite.
Eneias. Lhe mandei um mensagem.
Abraço.
-
Boa Noite.
Estou usando o VisualMill 5.0 e não consegui gerar um percurso ao redor dessa peça que esta em anexo que faça o contorno ao redor e que faça o percurso em 3D no eixo Z .
Se alguem tem ideia de qual ferramenta usar para fazer fico grato.
Abraço
-
Desculpa esqueci o desenho.
-
Ola Ismael,ta em espanhol,mas talvez lhe sera util.
http://www.visualmill.net/images/VisualMill_Espanol_Completo.pdf (http://www.visualmill.net/images/VisualMill_Espanol_Completo.pdf)
Abraços.
-
Boa Noite.
Estive dando uma olhada nesse manual muito legal, agradeço pela ajuda so não descobri como fazer o que estou precisando e qual ferramenta usar.
Preciso percorrer ao redor desse modelo e que faça a subida e descida do eixo Z conforme curvatura.
Não sei se fui claro.
Abraço.
-
Fgilli.
Vc lembra que me mandou um programa de uma peça gerada no VisualMill a um tempo atras, vc poderia me explicar como vc fez ?
A peça em anexo anterior é a mesma que vc fez, porem sabendo como fazer farei as outras, pois ja tentei com qualquer percurso e não consegui.
ABraço
-
Ismael,
Eu usei um comando para 3 eixos chamado "Curve Machining"
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/curve_Machining.PNG)
-
Fgilli.
Ok mas para fazer isso tenho que fazer outro processo, pois se fizer direto da erro.
Como faço para deixar o desenho como o seu tenho que selecionar o contorno da peça?
Como faço isso ?
Abraço
-
Ismael,
Eu criei um sólido no Rhino (mas pode ser qualquer outro programa ) e exportei também as linhas de contorno desse sólido.
No VisualMill, selecionei a linha de contorno e criei a tática.
-
Fgilli.
Ok muito obrigado pelas dicas.
Abraço.
-
Fgilli.
Tenho essa peça para fazer e não consigo gerar um contorno ao redor. Ate faz mas fica com linhas dentro.
Quando seleciono a superficie não seleciona toda acho que é isso.
Abraço
-
Bom dia.
Como faço para duplicar ou triplicar a peça na tela do Visual mill 5.0 para poder gerar mais de uma peça na maquina ?
Abraço
-
Ismael,
Olhei seu desenho em IGS, e não encontrei as linhas de contorno nele.
Criei linhas de contorno e exportei no VMill...
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/contorno_Vmill.PNG)
-
Como faço para duplicar ou triplicar a peça na tela do Visual mill 5.0 para poder gerar mais de uma peça na maquina ?
Importe várias vezes o mesmo objeto
-
Fgilli.
Para criar essas linhas de contorno tentei fazer no proprio inventor ate fez mas ficou esquezito mas ate funcionou.
Vc acha que para fazer esse contorno da para fazer normalmente no Inventor ? Ou melhor usar o Rino para isso ?
Da uma olhada nesse aquivo, esse tem contorno. Parece estranho ?
Abraço
-
Fgilli.
Se for em importar curves aparece uma mensagem de erro a unica alternaltiva foi mover não sei se é o correto.
O problema é quando quero colocar dois desenhos diferentes na maquina como fazer para colocar dois diferentes na mesma tela sem importar ?
Abraço
-
Seus desenhos tem objetos estranhos...
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/contorno_Vmill2.PNG)
Eu edito no Rhino porque sou mais familiarizado, mas é a mesma coisa no Inventor ou no Solidworks...
-
O problema é quando quero colocar dois desenhos diferentes na maquina como fazer para colocar dois diferentes na mesma tela sem importar ?
Das duas uma - ou importa desenhos diferentes no Vmill ou gera os desenhos no seu cad e depois exporta tudo como se fosse um objeto só.
-
Fgilli.
tentei importar e não consegui.
-
Talvez voce esteja fazendo alguma coisa errada - aqui funciona...
Cada vez que eu importo um objeto, tiro ele do lugar de origem antes de importar o próximo objeto.
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/cadeira2.PNG)
-
fgilli.
Qual o passo que vc esta fazendo? File> Import Curves esse atalho ou vc esta indo em Edit > Move, esse funcionou mas o importar não ai se eu quizer levar outro peça diferente não consigo a não ser que faça como vc falou ja traga o desenho do inventor com os dois desenhos juntos.
Abraço
-
Bom tarde.
Gostaria de saber como poderia fazer para fazer essa peça com o 4eixo para fazer esse corte em grau, pois preciso contornar ao redor.Não sei se fui claro ?
Abraço.
-
Ismael,
Voce quer por exemplo que a ferramenta (de topo) frese a face desse acssento com o topo da ferramenta sempre em contato com a curva - é isso?
-
Ahh - acho que entendí - voce quer a ferramenta faça assim:
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/coisas/teste4eixo.PNG)
-
Boa Tarde.
É isso ai Fgilli, qual ferramenta vc usou ? Qual é o processo selecionar so o contorno ou tem que fazer dois processos ?
Abraço.
-
Ismael,
Eu só desenhei uma ferramenta ao lado da peça (Rhino) - não fiz nenhum percurso porque não tenho um 4º eixo configurado no vmill...
-
Fgilli.
Tem como configurar esse 4 eixo ?
Abraço
-
Ismael,
Voce tem 4 eixo na máquina?
Se tem, quais as características mecanicas de offset dele?
-
Fgilli.
Não tenho ainda mas estou querendo fazer. Irei usar uma engrenagem e um servo para girar o conjunto, o que vc acha ? Alguma ideia ?
ABraço.
-
Engrenagem? deve usar uma redução, de preferencia sem folgas e bem reduzida, já que usará para inclinar um cabeçote...
-
Fgilli.
Com certeza irei fazer com precisão. E bem reduzida.
Abraço.
-
Fgilli.
Vc acha que tem como fazer com o visual mil vc ja fez algum programa com esse 4eixo usando o visual mill ?
Abraço.
-
Fgilli.
Se poder da uma olhada nesse programa o ultimo raio pequeno não esta fazendo esta deixando canto vivo ?
Muito estranho não ? Me diz uma coisa quando eu tenho um desenho no visual mil tem como escolher que a ferramenta ao inves de ficar o centro da ferramenta na linha do contorno ela fique pelo lado de fora da linha não sei se fui claro ?
Abraço
-
Como fazer para deixar a ferramenta pelo lado de fora da linha ? Estou conseguindo so na metade da linha e não descobri como fazer isso ?
Se alguem poder ajudar ficarei grato.
Abraço
-
Boa Noite.
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a resolver a respeito da ferramenta por fora da linha da peça e não ao centro da ferramenta com a linha.
ABraço.
-
Ismael,
Eu acho que respondí em outro lugar...
Me parece que o comando usado para fazer o percurso que voce fez não tem a opção de caminhar pela direita ou esquerda, então o geito seria fazer unma linha em offset com a distancia de metade do diametro da ferramenta que voce quer usar.
-
Fgilli.
Teria outro percurso que podesse usar para que tivesse como selecionar a ferramenta ou não teria outro jeito ?
Vc chegou a testar o desenho que não fazia o ultimo raio, vc acha que é o pos ?
Abraço.
-
Sim, experimentei o seu último desenho e aqui funciona bem - creio ser uma questão de ajuste do Mach3 talvez...
Experimente alterar o ajuste de Velocidade constante e veja o que acontece.
O padrão é 180 - altere para menos e observe se altera alguma coisa - naminha máquina uso 25...
(http://www.guiacnc.com.br/w2box/data/Fabio%20Gilii/Mach3/C_V.PNG)
-
Fgilii
Bom dia. Ok farei essa alteração. E a respeito da ferramenta não tem como configurar né ? So fazendo offset ?
Vou ver se consigo fazer isso ? Mas deveria ter como configurar isso não é ? Vc usou que pos ?
Abraço.
-
Fgilli.
Existe algum manual que explique o que é cada um desses parametros para poder saber o que cada um faz ? Vou alterar amanha de manha depois lhe falo.
Desde ja agradeço pela ajuda prestada. Vc acha que a respeito do aumento da velocidade ele aumenta a peça pode ser disso ? Vc tem Skype ?
Abraço.
-
Bom dia.
Gostaria de saber como seleionar que a ferramenta fique pela linha de fora do desenho, tem como fazer isso sem usar offset no desenho, pois tem desenhos que não consigo fazer o offset ?
Abraço Ismael.
-
Ismael,
Eu acho que já respondí a isso, mas não custa repetir.
Dependendo da tática escolhida, não há esta opção de escolha do lado, mas voce pode criar uma linha paralela (offset) e usá-la para o percurso...
-
Bom dia.
Alguem ja usou o Visual Mill para 4 eixos simultaneos? Se poderem me explicar como fazer fico grato.
Abraço Ismael.
-
Fgilli.
Boa Tarde. Como faço para gerar um programa com o 4 eixo simultaneo? Se vc tem agum programa ou maneira de fazer estou interessado, qualquer coisa me manda um E-mail.
Abraço.
-
Ismael,
Creio que os programas de geração de arquivos de corte mais industriais como o Powermill devam fazer sim...
-
Ando sumido porém ainda vivo, uso o 4º eixo pelo VisualMill, é só colocar as táticas de fresagem na peça que ele gera o código do geito que você quer, comendo a peça longitudialmente ou paralela/rotativa.
-
to com um problema com o offset fiz um quadrado 20x20mm e ele esta deixando com 19x19 porque sera?
-
Olá Daniel, saiba que o Visualmill é todo em inglês, enquanto que o Artcam é em português. Se quiser um bom começo no Visualmill, comece por onde eu também comecei, isto é, pelo tutorial do colega Viumau, aqui mesmo neste forum, no link
http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,221.0.html (http://www.guiacnc.com.br/forum/index.php/topic,221.0.html)
E, pessoal, continuo a procura de quem aqui do Forum já usa o Visualmill. Se tiver alguém, por favor, apresente-se para trocarmos opiniões e dicas de trabalho.
Meu amigo, atualmente o VisualMILL já possui versão em português.
-
to com um problema com o offset fiz um quadrado 20x20mm e ele esta deixando com 19x19 porque sera?
Meu amigo, verifique na configuração da ferramenta o se o diâmetro da ferramenta está correto. Outro detalhe a ser observado é se a ferramenta está com compensação na máquina.