É necessário conhecer o hardware (detalhes da parte eletrônica) de um PC, coisa que mesmo o pessoal de TI, normalmente, não aprende.
O modo de operação (de configuração) de uma porta paralela é função da finalidade de uso da mesma. O modo SPP (Standard Parallel Port) é o padrão criado inicialmente para esse tipo de porta e não suporta a comunicação bidirecional (entrada ou saída), apenas saídas nos pinos 2 a 9 da porta (D0-D7), além dos outros pinos.
Os modos EPP/ECP (Enhanced Parallel Port/Enhanced Capability Port) suportam a utilização de sinais bidirecionais, ou seja, entrando e saindo da porta nos pinos 2 a 9. Os modos EPP/ECP permitem velocidades superiores ao SPP. O EPP é utilizado para periféricos distintos de impressoras, o ECP é mais voltado para impressoras e scanners.
Para CNCs, deve ser escolhido o modo compatível com o programa a ser utilizado. Apesar de ser o mais antigo, o modo SPP (Standard Parallel Port="Normal") é o mais compatível com os programas normalmente em uso. Ou então, use o EPP, que teoricamente é mais veloz.